Desde a Revolução Industrial, fatores como o crescimento populacional desordenado, o aumento exorbitante da população urbana e a massificação do consumo de produtos e serviços em escala global, em conjunto com a utilização de energias não renováveis, gerada por combustíveis fósseis altamente poluentes e o uso desenfreado de recursos naturais, contribuíram para chegarmos a um estágio ambiental alarmante em nosso planeta.
Para a reversão desse quadro, há uma série de atitudes que devem ser tomadas por todos e que, na realidade, se interligam, desde o cidadão comum em sua rotina diária, até às grandes empresas e seus modelos de produção. Essas atitudes envolvem principalmente a adoção de medidas como o uso de energias renováveis e a prática do consumo sustentável e consciente.
Energias renováveis
As energias renováveis são todas as energias produzidas a partir de recursos naturais que se renovam ou que podem ser renovados. A existência desse conceito se dá em oposição ao uso da energia não renovável, altamente poluente, que está presente em nossa economia, produzida através de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, e cujas reservas irão acabar um dia, sendo, portanto, finitas.
De todas as possibilidades do uso de energias renováveis, a mais antiga utilizada pelo homem é a queima de lenha. Nesse caso, o fator renovável se dá no replantio de árvores. Outras formas de energias renováveis incluem a energia solar, biocombustíveis, a energia proveniente do movimento das águas, energia eólica, dentre outras.
Consumo Sustentável
Todavia, na outra ponta da escala econômica, faz-se necessário que o consumidor atue de maneira exemplar na seleção e aquisição de seus produtos ou serviços e, para isso, é necessário a adoção da prática do consumo sustentável.
O consumo sustentável pode ser compreendido como uma série de práticas positivas ligadas à aquisição e à utilização de produtos ou serviços, cujo objetivo principal é a diminuição ou até mesmo a completa eliminação dos impactos ao meio ambiente.
Estas práticas estão diretamente relacionadas à fatores como a eliminação do desperdício, o incentivo à reciclagem, diminuição da poluição, uso de produtos certificados, dentre outros. E é por meio da adoção dessas práticas, de maneira global, que poderemos atingir o desenvolvimento sustentável em nosso planeta, exatamente como diz o lema da sustentabilidade: “Pense globalmente, aja localmente”.