Embora seja um dos países mais biodiversos do planeta, o Brasil apresenta mais de 650 espécies de animais em risco de extinção.
Saiba quais são os principais:
5 principais animais em extinção no Brasil
Espadarte (Pristisperotteti)
Conhecido como peixe-serra, corre sérios risco de extinção em águas brasileiras. É um animal do Norte do Brasil, com representantes que podem chegar a sete metros de extensão e até 22 dentes em cada lado do “bico”. É alvo da caça predatória porque sua serra pode ser vendida como souvenir, para medicação de comunidades locais e até mesmo como esporas para rinhas de galo.
Sagui-de-duas-cores (Saguinus bicolor)
Também do Norte brasileiro, o sagui-de-duas-cores é um animal bastante pequeno, medindo no máximo 36 centímetros em seu corpo. Também chamado de Sauim-de-coleira, Sauim-de-duas-cores, Sauim-de-Manaus ou somente Sauim, é uma espécie de hábitos matutinos, o que facilita sua caça. O desmatamento acelerado também contribui ativamente para agravar a situação.
Perereca-verde (Hylomantis granulosa)
Encontrada apenas em algumas regiões de Pernambuco e Alagoas, é vítima da poluição provocada pelas cidades e o desequilíbrio ambiental causado pelas ações do homem.
Cuíca-de-colete (Caluromysiopsirrupta)
Vítima do desmatamento, é um animal com hábitos quase exclusivamente noturnos e que se alimenta somente de néctar e pequenas folhas no topo das árvores. Para se ter uma ideia da gravidade do quadro, apenas uma cuíca-de-colete foi catalogada em terras brasileiras, em 1964.
Guariba-marrom-do-norte (Alouatta guariba guariba)
A espécie passou a ser considerada em risco de extinção após o crescimento de áreas destinadas à monocultura de eucaliptos e também graças ao comércio criminoso de exportação para os EUA e Europa — que o adotam o animal como pet.