Geralmente feitas de algodão ou outros materiais considerados sustentáveis, as ecobags são produtos desenvolvidos para substituir o uso das sacolas de plástico. Além de biodegradáveis, as sacolas ecológicas são reutilizáveis para consumo, podendo ser lavadas e usadas em diferentes situações do dia a dia.
Outra vantagem das ecobags é que é ela consegue suportar muito mais peso do que um saco plástico, sendo que a utilização de uma única sacola ecológica substitui aproximadamente oito sacolas comuns. Em média, estima-se que uma ecobag dure cinco anos, tempo em que uma única pessoa utilizaria cerca de mil sacolas plásticas.
De acordo com estimativa do Ministério do Meio Ambiente, a população brasileira consome 1,5 milhão de sacos plásticos a cada hora. Esse dado é bastante assustador, principalmente se levarmos em conta que esses produtos demoram mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.
Considerando, ainda, que a maioria das pessoas faz o descarte incorreto das sacolas plásticas — sem priorizar a reutilização e a coleta seletiva para reciclagem —, a conscientização para o uso das ecobags se torna ainda mais importante para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e para a diminuição do impacto ambiental.