Não é tão difícil reciclar como você pode pensar. O primeiro passo realmente é desenvolver a consciência e fazer a pergunta: “Quais os itens que eu posso reciclar?” E olha que você pode se surpreender com a resposta! A maioria das pessoas sabe que os itens recicláveis comuns incluem vidro, plástico, alumínio, papel e papelão. Algumas localidades fornecem o serviço de recolhimento de produtos que poderão ser reciclados, onde você simplesmente coloca suas caixas de reciclagem designadas na calçada.
Outros lugares oferecem reciclagem em locais próprios, onde você pode trazer seus itens para reciclagem e colocá-los em caixas. Verifique sempre as regras e seja cortês – lavar recipientes de vidro e de plástico, manter o vidro colorido separado, se for necessário, remover as tampas, e seguir todas as outras restrições postas em prática.
Outros itens que são importantes para a reciclagem, mas são muitas vezes esquecidas, são os materiais perigosos, como baterias, tintas, eletrônicos, pesticidas e óleo de motor. A razão pela qual esses itens recicláveis são importantes é porque muitas vezes eles contêm produtos químicos tóxicos que podem contaminar a solo ou água subterrânea.
Você também deve lembrar que quase todos os itens de metal são recicláveis. Pesquise bem, pois muitos lugares se interessam por aparelhos eletrônicos antigos, extintores de incêndio e carros velhos até mesmo para peças de reposição. Normalmente, quando você compra um novo conjunto de pneus, a empresa vai fazer a logística reversa e reciclar os antigos. O mesmo acontece com os eletrônicos, plásticos, etc.
Seja criativo com a sua reciclagem. Se você comprar um computador novo, procure por uma companhia que atue com programa de reciclagem para computadores antigos, dependendo da situação, não haverá nenhum custo.
O ideal é que você entre em contato com o centro de reciclagem da sua cidade para saber como reciclar esses itens, ou quaisquer outros recicláveis.
Mas e as cores? Você o que cada uma representa? Não? Então confira abaixo mais informações sobre essa questão tão popular no lixo reciclável. Não perca!
Veja o significado das cores quando o assunto é lixo reciclável:
Amarelo: metal
Azul: papel e papelão
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde
Cinza: resíduos não recicláveis, misturados ou contaminados.
Laranja: resíduos perigosos
Marrom: resíduos orgânicos
Preto: madeira
Roxo: resíduos radioativos
Verde: vidro
Vermelho: plástico