Biomassa: termo muito utilizado hoje como garantia de energia sustentável sem danos ao meio ambiente.
flickr.com / Recycling-centrum A biomassa é uma fonte de energia renovável que não causa danos ao meio ambiente.A biomassa é nada mais nada menos que matéria orgânica usada para gerar energia limpa, sem emissões de gases nocivos na atmosfera terrestre.
As vantagens de seu uso na produção de energia são inúmeras: o baixo custo, o fator de ser renovável, permitindo o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo e o carvão.
A transformação da biomassa ocorre através do ciclo de carbono, onde a queima do material orgânico e seus derivados produz a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, por sua vez através da fotossíntese, transformam o CO2 em hidratos de carbono, liberando o oxigênio no meio ambiente.
A energia extraída dela produz energia considerada limpa, além de ser barata, gerar três vezes mais emprego e renda que a hidráulica, do petróleo e do gás natural.
A valorização dos resíduos provenientes deste material tem forte componente ambiental, econômico e social, além de estabelecer uma relação de poder entre os países.