A principal função de uma embalagem é preservar a qualidade de determinado produto, protegendo sua integridade no transporte e armazenamento. Além disso, ela favorece a divulgação do produto, uma vez que carrega o nome da marca e sua identidade visual. A embalagem também serve para auxiliar o consumidor, que pode encontrar informações a respeito de como o produto foi fabricado e a melhor forma de manuseá-lo.
Embalagens primárias, secundárias e terciárias
As embalagens podem ser classificadas de acordo com suas funções, dividindo-se entre embalagens primárias, secundárias e terciárias. Entenda o que é cada uma a seguir:
Embalagens primárias
As chamadas embalagens primárias ficam em contato direto com o produto que elas carregam. É o caso, por exemplo, de um vidro de shampoo ou uma garrafa de refrigerante.
Embalagens secundárias
Tratam-se embalagens que abrigam uma ou mais embalagens primárias. É o caso da caixa de papelão que protege a embalagem primária da pasta de dentes ou a caixa que abriga o saco plástico com cereais.
Embalagens terciárias
As embalagens terciárias agrupam várias outras embalagens primárias e secundárias, auxiliando no transporte e armazenamento. Caixas de papelão e sacolas plásticas de mercado são exemplos de embalagens terciárias.