Os ecossistemas são comunidades de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente em que vivem, sofrendo influência de fatores abióticos — como clima, solo, chuva, luminosidade, pressão e vento. O ecossistema terrestre, como o próprio nome diz, refere-se aos biomas da terra. Existem diversos tipos de ecossistema terrestre, que não são necessariamente limitados pela área.
Principais ecossistemas terrestres
Florestas
As florestas podem ser divididas em quatros subgrupos: florestas tropicais, florestas temperadas, florestas coníferas e savanas. Todos esses tipos apresentam uma grande população de árvores e níveis médios a altos de chuvas. Todas são habitadas por uma grande diversidade de animais e podem ter um clima úmido ou seco. As florestas tropicais, por exemplo, possuem um clima quente e com muita chuva, enquanto as coníferas possuem as quatro estações do ano bem definidas e intensidade de chuvas é moderada.
Pradarias
Também chamadas de estepes, as pradarias passam por muitos períodos de seca, podendo sofrer incêndios. Este ecossistema é composto por uma vegetação herbácea, e os animais que habitam esse local são na maioria raposas, cabras e o bisão. Elas se diferem das savanas por estarem em climas temperados e não possuírem árvores.
Desertos
Os desertos são ecossistemas que não possuem muitos habitantes e recebem menos de 25 cm de chuva durante todo ano, tornando-se o lar para plantas capazes de sobreviver neste tipo de ambiente. Cactos são bastante encontrados nos desertos, porque são capazes de armazenar água.
Tundras
As tundras possuem uma planície pantanosa e não têm uma grande variedade de espécies que habitam o local. Sua maior característica é a presença de plantas anãs, e o solo é coberto de musgo, gelo, pedras e terra.
Imagem: © Depositphotos.com / ead72