O biodiesel é um combustível que se diferencia por duas características fundamentais: trata-se de uma substância desenvolvida a partir de vegetais, sendo renovável e menos poluente. Entre as fontes que podem ser utilizadas para a fabricação do biodiesel, podemos destacar o milho, a soja, a mamona e até o dendê.
Como o biodiesel é feito e qual é sua aplicação?
Para que o biodiesel seja produzido, é preciso ter uma tecnologia que no Brasil é dominada pela Petrobras. Os vegetais que produzem éster, um tipo de gordura diferenciada, passam por diversas etapas e são misturados com o diesel normal, derivado do petróleo. Depois, algumas etapas químicas são realizadas por meio da transesterificação, na qual o óleo vegetal reage com o álcool, que utiliza o calor para separar as moléculas.
A utilização do biodiesel pode ser diversa: ele é indicado tanto para máquinas e equipamentos que utilizariam o diesel comum, quanto para o funcionamento de caminhões e ônibus. O biodiesel é um pouco mais barato do que o diesel e, portanto, seu uso tem crescido bastante no País.
Biodiesel: vantagens e desvantagens
As principais vantagens do biodiesel giram em torno de seu nível de poluição, que é bem menor do que qualquer outro combustível desenvolvido exclusivamente a partir do petróleo. Além disso, seu custo de desenvolvimento é relativamente menor, o que gera um produto final mais barato para o consumidor.
Por ser feito a partir de fontes renováveis, o biodiesel é considerado sustentável — afinal, as plantas podem ser sempre produzidas novamente, diferentemente do petróleo. Há ainda uma maior geração de empregos no campo e um uso diferenciado da terra. Por outro lado, o biodiesel apresenta como principal desvantagem o fato de sua produção exigir grandes plantações, que tiram o espaço de florestas tropicais.
Qual a importância do biodiesel para o Brasil?
O biodiesel é considerado o combustível do futuro, especialmente porque a tendência é que o petróleo se torne tão escasso a ponto de seu preço ficar impraticável. Além do mais, o mundo busca por soluções menos poluentes para conseguir manter a sustentabilidade do planeta.
A boa notícia é que o Brasil é um dos maiores produtores de biodiesel no mundo e possui uma tecnologia superior, gerando um produto de mais qualidade. A produção de biodiesel também diminui a necessidade de importação de petróleo, equilibrando a economia do país como um todo.