A reciclagem é um processo que consiste no reaproveitamento de materiais para a produção de itens completamente novos que voltarão para a cadeia de consumo. Ou seja, em vez de um material ser descartado no lixo, é realizado um trabalho para que ele possa ser útil novamente, sem desperdícios.
Trata-se de uma ação muito importante para a natureza e para a sociedade como um todo, uma vez que a reciclagem é capaz de diminuir a exploração de recursos naturais importantes para a natureza e para a manutenção da vida.
Quais são os materiais mais reciclados?
De maneira geral, papéis, vidros e plásticos são os elementos mais reciclados no Brasil e no mundo. Isso porque, além de as pessoas terem mais facilidade para separar esses materiais em casa, o processo da indústria não é tão complicado.
O Brasil destaca-se entre os países com melhores índices de reciclagem. Isso ocorre porque a população conta com diversas pessoas voltadas a este trabalho nas ruas das cidades, que trocam os materiais por dinheiro para garantir sua sobrevivência. Existem ainda cooperativas criadas para melhorar a qualidade de vida de pessoas das periferias, que focam seus esforços na reciclagem justamente por esta ser uma atividade de baixo custo e que pode trazer um lucro relativo.
Veja abaixo, quais são os materiais mais reciclados no país:
Aço
No Brasil, um dos maiores volumes de material reciclado vem do aço. Presente em diversos materiais, principalmente em latas, este metal tem um índice de reciclagem que chega a 49% no País, e tudo acaba retornando para as indústrias. A reciclagem do aço é bastante econômica e facilita o cotidiano industrial, já que diminui a necessidade de ter que produzir novamente.
Papel
O papel tem cerca de 47% de reaproveitamento e também retorna para as indústrias para que sejam fabricados novos produtos. Isso garante a diminuição da derrubada de árvores, favorecendo o meio ambiente como um todo.
Vidro
O vidro tem um índice de 45% de reaproveitamento, que poderia ser bem maior caso houvesse mais interesse industrial, comercial e da própria sociedade.