A junção da tecnologia com os organismos vivos é responsável por originar a ciência da biotecnologia, capaz de otimizar e alterar a geração de produtos, serviços ou processos. Este segmento pode ser útil em inúmeros setores e especialidades, oferecendo uma revolução científica para melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente.
O Brasil é líder mundial em aplicar biotecnologia na agricultura, oferecendo maior segurança aos agricultores que investem em ciência como forma de ampliar a produtividade das culturas e diminuir o impacto ambiental, garantindo a sustentabilidade do manejo do meio ambiente.
A abrangência da biotecnologia
A complexidade dos sistemas biológicos permite a criação de inúmeros processos que podem facilitar a vida de todos, favorecendo a produção de remédios, de métodos agropecuários e os processos industriais como um todo. A biotecnologia pode estar presente em qualquer área, surpreendendo o mercado com diversas soluções.
A biotecnologia se divide em:
- Ciências básicas: Biologia Molecular, Microbiologia, Genética, Embriologia, Biologia Celular e Genômica;
- Ciências aplicadas: Técnicas Químicas, Bioquímicas e Imunológicas;
- Outras tecnologias: informática, controle de processos, engenharia genética e robótica.
Para compreender a abrangência da biotecnologia, basta considerar que a ciência permite a criação de remédios inovadores, plásticos biodegradáveis, reciclagem de resíduos, agricultura menos poluente, testes diagnósticos, controle alimentar e aumento de seu ciclo de vida, biocombustíveis, métodos industriais e muito mais.
Aplicação prática da biotecnologia no Brasil
O agronegócio tem sido o grande beneficiário da biotecnologia nos últimos anos. De 1997 até hoje, foram mais de U$ 35 bilhões gerados por projetos voltados para essa área. O aumento gradual dos investimentos foi trazendo confiança na biotecnologia e vem criado projeções otimistas de retorno financeiro.
A ciência também é amplamente utilizada na área da saúde e, embora os estudos científicos ainda tenham muito a evoluir nesse setor, o avanço do conhecimento biotecnológico já traz conquistas relevantes. Alguns exemplos que podem ser citados são o desenvolvimento de novas vacinas contra doenças epidêmicas, amplitude na qualidade dos testes de diagnóstico, produção de células-tronco e concepção de novos medicamentos.
Na indústria alimentícia, a biotecnologia tem sido fundamental para ampliar a qualidade dos produtos, permitindo que sejam menos vulneráveis ao ambiente. Dessa forma, ele pode durar mais tempo sem se degradar, o que facilita seu processo de armazenamento, transporte e consumo.