Conheça a LimeLoop e seus projetos que podem ajudar a sustentabilidade a fincar sua marca de vez na indústria de embalagens
Embalagens são um dos maiores problemas ambientais em todo o mundo. Normalmente, elas são feitas de materiais que provêm de recursos não renováveis (como árvores, no caso do papel, ou petróleo, no caso do plástico). Além disso, são entupidas com substâncias tóxicas e, mais tarde, o descarte é muitas vezes feito de maneira incorreta. Ou seja, elas são ruins para o meio ambiente do começo ao fim.
Mas, atualmente, não conseguimos viver sem embalagens. Por isso, algumas startups e demais empresas ao redor do planeta estão trabalhando em maneiras de torná-las mais sustentáveis. É o caso da LimeLoop, uma startup americana que tem como foco a luta contra o desperdício e a poluição causada com as embalagens provindas do e-commerce.
A ideia é fazer com que o comércio online, um dos que mais produz descarte de embalagens, passe a reutilizá-las. O problema causado pelos pacotes sendo jogados fora a cada compra feita pela internet é chamada por alguns como o “efeito Amazon”. A LimeLoop estima que, a cada ano, só nos Estados Unidos, são 165 bilhões de pacotes usados e descartados, normalmente de papelão. Esse número equivaleria a cerca de 1 bilhão de árvores sendo desmatadas com esse único propósito. Algumas embalagens são feitas de plástico ou outros materiais mas, ainda assim, são prejudiciais e em uma escala assustadora.
Embalagens reutilizáveis? Mas como?
E como a startup está resolvendo a questão? Desenvolvendo embalagens a partir de vinil reciclável de outdoors. Elas formam bolsas leves e impermeáveis, e a estimativa é que possam ser reutilizadas até 2 mil vezes, desde que feito alguns reparos de tempos em tempos. Esse número já oferece uma boa substituição da mesma quantidade de embalagens plásticas ou caixas de papelão.
O único problema é que, até o momento, a indústria do e-commerce não demonstrou muito entusiasmo com a ideia. Algumas lojas, em especial o setor têxtil (o único com o qual a LimeLoop está trabalhando atualmente), estão investindo. A americana Toad & Co., por exemplo, já dispõe em seu site uma opção para que o cliente escolha a embalagem retornável. Ele precisará apenas enviá-la de volta pelo correio para o remetente depois de retirar o conteúdo.
Especialistas acreditam que o uso desse tipo de pacote pode demorar por exigir uma mudança na infraestrutura das lojas. Algumas delas não possuem sequer espaço para estocar essas embalagens, já que trabalham apenas com o estoque dos produtos para venda online. Em outros casos, pode haver problemas econômicos ou práticos em relação ao tempo de entrega dos produtos, ou do fato de que os clientes podem apenas não retornar as embalagens. Há soluções sendo pensadas para contornar o problema, mas a maioria das empresas não acredita que elas compensam no momento.
Ainda assim, a LimeLoop e muitas outras empresas especialistas em sustentabilidade acreditam que o uso de embalagens reutilizáveis na indústria é um futuro viável. A sociedade está se tornando cada vez mais atenta ecologicamente, e soluções sustentáveis são uma ótima porta de marketing para essas lojas. Por isso, a startup espera expandir seus negócios para além da indústria de roupas – se não agora, em breve.
O que você acha? Compensa ou não compensa? E qual sua ideia para tornar viável este tipo de iniciativa? Deixe nos comentários e nos ajude a pensar em soluções 🙂