Além de resistente, material também é à prova d’água
Alunos do Techno India NJR Institute of Technology desenvolveram uma tecnologia para transformar garrafas plásticas em tijolos à prova de água e ecológicos. Os tijolos têm o potencial de reduzir a poluição do ar, conservar a água e evitar a erosão, garantem os alunos.
A ideia em desenvolver o produto surgiu a partir da percepção dos alunos, que ficaram impressionados com a quantidade de garrafas plásticas jogadas fora no campus da universidade. Então, eles resolveram coletar essas garrafas, juntamente com outros plásticos, e transformaram o material em uma resina, acrescentando poeira de mármore, que é um dos principais resíduos do município de Udaipur, e cinzas volantes.
Cinzas volantes são minerais produzidos a partir da queima de carvão mineral e o aproveitamento deste material em compostos cerâmicos é altamente recomendável, pois a sua disposição no meio ambiente acarreta vários problemas ambientais sérios.
Vantagens do tijolo ecológico
Os tijolos ecológicos, além de contribuir para o reaproveitamento de materiais, são mais leves que os tradicionais e fortes o suficiente para serem usados na construção civil. Isso significa que eles podem ser uma opção mais segura para áreas propensas a terremotos, pois reduzem o peso total de uma construção.
Os alunos já estão trabalhando com o município local para comprar resíduos plásticos a baixo custo. Eles estimam que cada tijolo custará € 0,05 centavos de euro, aproximadamente metade do preço dos tijolos tradicionais. Atualmente, os estudantes estão trabalhando no aprimoramento do produto e eles estimam que o tijolo ecológico estará disponível no mercado a partir de 2020.