O PBT, Polibutileno Tereftalato, é um tipo de plástico que pertence à família dos termoplásticos de poliéster.
Com propriedades e composição semelhantes ao Polietileno tereftalato (PET), ele faz parte do grupo das resinas poliéster e possui alto desempenho, sendo geralmente caracterizado como um plástico forte, rígido e de fácil uso. O PBT pode ser encontrado nas cores branca, verde, azul, amarelo, entre outras.
Usos mais comuns
O PBT está muito presente no nosso dia a dia. Ele é comumente encontrado em componentes elétricos, eletrônicos e automotivos. A resina PBT e o composto PBT são os dois tipos de produtos usados em várias aplicações.
A resina PBT é usada para fazer fibra PBT, bem como peças eletrônicas, peças elétricas e peças automotivas. Acessórios de televisores, tampas de motor e escovas de motor são exemplos de uso do composto PBT. Quando reforçado, pode ser usado em interruptores, soquetes, bobinas e cabos.
Quando um material necessita de alta resistência, boa estabilidade e isolamento eficiente, o PBT é a escolha preferida. Por essas razões, válvulas, componentes de máquinas de processamento de alimentos, rodas e engrenagens são feitos de PBT. Sua aplicação em componentes de processamento de alimentos é em grande parte devido à sua baixa absorção de umidade e sua resistência a manchas.
Principais vantagens
As principais vantagens do PBT estão relacionadas à sua resistência a solventes e baixa taxa de encolhimento na conformação. Também possui boa resistência elétrica e, por sua rápida cristalização, é fácil de moldar. Tem excelente resistência ao calor (até 150 ºC) e um ponto de fusão que pode chegar a 225 ºC. A adição de fibras melhora suas propriedades mecânicas e térmicas, permitindo resistir a altas temperaturas. Outras de suas vantagens são a excelente resistência a manchas; dureza; resistência às mudanças ambientais; melhor resistência ao impacto do que PET; propriedades de alto isolamento elétrico, entre outras.
Quando reciclado, o PBT pode ser utilizado em cabos de panelas, na confecção de garrafas, na indústria têxtil para a fabricação de tecidos, em grandes peças estruturais, manípulos de dispositivos eletrônicos, peças de montagem de encaixe, entre outros.
Com inovações nas indústrias automotiva, elétrica e eletrônica, o uso do PBT vem crescendo consideravelmente. Isso se torna mais evidente na indústria automotiva, devido à necessidade cada vez maior de materiais mais leves, resistentes, de baixa manutenção e com custo competitivo.