A Virada sustentável realizada no ultimo final de semana (02/06 e 03/6), contou com 28 horas de programação com cerca de 600 atrações para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Teve atividades para todos os gostos e idades. No mercado da Canteira, por exemplo, foi realizada uma feira sustentável, onde até a harpa era ecologia, feita de restos de madeira de demolição, música de qualidade sem derrubar nenhuma árvore.
Depositphotos.com / stevanovicigor A virada sustentável contou com centenas de atividades para conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.Além de uma exposição móveis de bambus, utilitários para cozinha feitos de caixote de feira. E para quem nunca andou numa floresta um ambiente feito para transmitir a sensação de estar no meio do mato.
Além de outras atividades promovidas pelo evento, os catadores de material reciclável tiveram atenção especial na virada. Cerca de 50 grafiteiros e voluntários se mobilizaram para fazer funilaria, borracharia, marcenaria e pintura nas carroças dos catadores, esse mutirão mostra a importância do trabalho feito pelos catadores na preservação do meio ambiente.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Nos últimos dois meses o quadro SP + Limpa exibido no tele jornal SPTV da Rede Globo apresentou uma série de reportagens sobre os desafios de manter a cidade de São Paulo limpa ainda é grande, mas não é impossível.
Segundo a Política Nacional de Resíduos sólidos o país não vai poder ter nenhum lixão até 2014, e terá que destinar o lixo produzido de forma correta. Além disso, a Política de Resíduos Sólidos determina que alguns setores sejam responsáveis pelo destino final das embalagens e produtos que fabricar, é a chamada logística reversa.
Mas para que o lixo produzido tenha o descarte de
forma correta, todo mundo tem que fazer sua parte, indústria, consumidor e poder público.
Confira mais detalhes sobre a Política Nacional dos resíduos sólidos no endereço abaixo:
http://globotv.globo.com