O descarte de agulhas e seringas, quando realizado de forma segura, ajuda a diminuir os impactos ambientais e ainda evita o risco de acidentes e transmissão de doenças para os profissionais de saúde, pacientes e catadores de resíduos.
Freeimages.com/iwanbeijes uso de coletores adequados para o descarte de agulhas reduz os acidentes nos centros de saúde.Quando utilizadas em casa, as agulhas devem ser descartadas em recipientes de vidro ou em garrafas plásticas com tampa. Além disso, o local de descarte precisa ser identificado e após ficar cheio, deve ser encaminhado há um posto de saúde ou farmácia municipal.
Nas unidades de saúde os materiais perfurocortantes são descartados separadamente e imediatamente após o seu uso. Além disso, esses resíduos não podem ser reaproveitados ou manipulados depois de serem jogados nos coletores.
Coletores para o descarte de agulhas
Utilizar coletores adequados para o descarte de agulhas promove redução de acidentes nos centros de saúde e reduz o impacto desse resíduo no meio ambiente. Os recipientes de descarte são produzidos com material resistente, tampa que facilite a sua abertura e devem ficar próximos ao
local de descarte, em um ambiente limpo e seco.
Os recipientes usados pelos profissionais de saúde tem capacidade de 3 a 13 litros e já são fabricados com o desconector de agulhas. O volume escolhido para a coleta deve ser equivalente à geração de resíduos, além disso, o nível de preenchimento do recipiente só pode ficar a cinco centímetros de distância da borda do coletor.
Após a separação dos resíduos de saúde as agulhas são acondicionadas em recipientes resistentes a rompimentos, vazamentos e ao processo de descontaminação. Apesar de serem classificadas no grupo E, durante o armazenamento temporário, transporte interno e armazenamento externo as agulhas ficam nos coletores do grupo A.
Depois desse processo, os resíduos são encaminhados para sua destinação final, onde passam pela incineração ou são aterrados de maneira correta.