A melhor solução para um descarte correto do lixo, sem trazer problemas para o meio ambiente, é a reciclagem. Seja qual for o material!
Flickr.com/JaulaDeArdilla As radiografias devem ser descartdas em postos de reciclagem específicos.Com alguns, porém, devemos tomar alguns cuidados. As chapas de raios x são exemplo claro disso. Elas possuem metais pesados, que podem prejudicar a saúde e não devem ser jogados em lixo comum, que vão parar em lixões ou, pior, muitas vezes, são incinerados.
Se isso acontecer [e uma radiografia for queimada], os metais que ela possui podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente – entrando no ar e no solo, penetrando, inclusive, nos lençóis freáticos.
Várias pessoas não têm conhecimento disto, mas as chapas de raios x possuem diversos metais, como a prata. É a camada fina de prata que ajuda a produzir a imagem do raio x.
Perigos da radiografia no lixo comum
A melhor alternativa, portanto, é que seja feito o descarte em postos de reciclagem. Neles, as chapas são separadas e classificadas em alguns processos de reciclagem:
- Primeiro, a radiografia é “limpa” com hipoclorito de sódio 2,0. Aí, gera-se um resíduo sólido, bastante químico e nocivo.
- Em seguida, este resíduo será “limpo” com uma solução de hidróxido de sódio e água quente.
- E é nesta parte que se tem como resultado o óxido de prata.
- O óxido de prata, então, é aquecido em outra solução por uma hora – agora com sacarose. Daí se retira a prata impura, ainda sem brilho algum, bem diferente da prata que conhecemos.
- Após este procedimento, é realizado um aquecimento do material a uma temperatura de 1.000 graus Celsius, em uma espécie de estufa, para que se obtenha a prata limpa e com muitomais brilho.
Placas limpas são recicladas normalmente, como plástico
Após a realização deste processo, as placas de plástico podem ser reaproveitadas e recicladas, pois estão limpas, sem mais metais.
Com a reciclagem delas, é possível fazer diversas embalagens para presentes com custos muito baixos, como caixas de presentes.