Para quem não sabe, as diversas placas com circuitos que nossos computadores possuem, tem pequenas quantidades de ouro. Isso porque o material é um excelente condutor, permitindo a otimização de qualquer circuito.
Flickr.com/dun_deagh As pequenas quantidades de ouro presentes em eletrônicos são separadas no processo de reciclagem e revendidas.Depois que estes equipamentos são descartados, eles são fragmentados e fundidos, e os metais são separados dos plásticos. O ouro também é separado dos outros metais e, após passar por um processo de purificação, pode até voltar a ser moldado em barras e vendido a valores bastante próximos de ouro mineral.
É claro que não podemos sair por aí derretendo computadores para encontrar ouro, é um processo bastante lento e apenas indústrias altamente capacitadas realizam este tipo de procedimento.
E, de nada adiantaria derreter o ouro em casa, para tentar dar nova utilidade a ele, já que o lucro está em grandes quantidades do produto e na pureza que ele tem. Para isso, são necessárias etapas profissionais, que vão além de um fogão aceso.
A reciclagem do ouro é valiosa para muitos países
O processo de retirada do ouro não é muito conhecido, porém nos faz perceber que os ossos objetos antigos de ouro, ainda têm valor – mais do que imaginamos! Existem, inclusive, empresas que compram ouro por tonelada, para realizarem esse processo de reciclagem do ouro e lucrarem com o produto final.
Muitas empresas, ainda, coletam equipamentos eletrônicos com circuitos, como computadores, do lixo, não tendo gasto nenhum com matéria prima, conseguindo lucrar bastante com seu produto final: o ouro em barra. Nos Estados Unidos, estima-se que são descartados anualmente mais de 304 milhões de aparelhos eletrônicos que contêm ouro!
Imagine agora o lucro que empresas que visualizam o luxo no lixo têm.