ago 16

Designers criam lâmpada a partir de cascas de laranja

Designers criam lâmpada a partir de cascas de laranja

Quando a necessidade de reciclar resíduos se cruza com criatividade, tecnologia e inovação, o resultado é esse. Da próxima vez que você estiver saboreando uma laranja, pense duas vezes antes de jogar a casca no lixo.

Os profissionais pra lá de inovadores de uma empresa de design com sede em Milão criaram a Ohmie, uma lâmpada atraente, biodegradável e regulável feita com cascas de duas a três laranjas. As cascas foram secas, moídas até virarem pó e misturadas a um biopolímero de amidos de plantas. Depois, a mistura foi comprimida e impressa num equipamento 3D através de uma técnica específica que dá ao produto acabado a textura original, ou seja, a da casca da laranja.

O resultado final é um abajur de 23cm de altura e aproximadamente 150g que tem cor e até mesmo o cheiro da fruta. E detalhe: como a intensidade da cor varia de laranja para laranja, cada Ohmie acaba sendo uma peça completamente exclusiva (coisa que os designer amam!). E, por ser um material orgânico, a forma de cada lâmpada pode mudar um pouco com o tempo. Peça mais conceitual e personalité que isso, impossível!

Quebrou? Joga na composteira!

Fechando o ciclo e fazendo valer a ideia da economia circular, se uma Ohmie quebrar, é só devolvê-la à terra. Simples assim.

Uma Ohmie para chamar de sua


O projeto já atraiu mais de 300 investidores dispostos a aprimorar a inovação com um aporte 1000% maior (sim, mil por cento) do que a meta original dos criadores. Você pode ter a sua por pouco mais de 70 euros (mais ou menos R$ 500,00 sem contar o frete), e uma boa dose de paciência (hoje a entrega está prevista para novembro). E aí, se interessa? Para saber mais, clique aqui.

Fontes: News Yahoo | Ohmie | Kickstarter

Veja também