Em todo o mundo, são produzidos aproximadamente três bilhões de pneus todos os anos e a demanda por eles continua a aumentar. Embora tenha havido avanços na tecnologia para torná-los mais duráveis, eles precisam ser substituídos quando se desgastam. O ponto é que os pneus estão cada vez mais enchendo aterros, o que não é uma prática sustentável. À medida que aprendemos mais sobre o impacto que isso pode ter no meio ambiente, criamos maneiras de ser mais ecológicos no uso desses materiais.
Esverdeando o processo de produção
Nos últimos anos, foram feitos esforços para tornar os pneus mais ecológicos. Uma das formas mais populares é a substituição do material de borracha natural por uma mistura sintética composta principalmente de sílica. A sílica funciona melhor como substituto porque pode ser bem incorporada nas roscas dos pneus e é boa para reduzir o atrito da estrada.
Os materiais reciclados estão sendo mais usados na fabricação de pneus para reduzir o desperdício. Grandes empresas de manufatura agora também estão desenvolvendo materiais alternativos ao látex de borracha natural para torná-los mais sustentáveis.
Outra maneira pela qual as empresas estão tornando os pneus mais verdes seria tornar o processo de produção mais sustentável. Isso inclui esforços para usar menos combustível, gerar menos emissões de CO2 e diminuir a pegada de carbono.
Prolongando a vida útil e evitando o desperdício
A manutenção regular (verificação da pressão e alinhamento das rodas) pode ajudar a prolongar a vida útil dos pneus, o que pode ajudar a reduzir a quantidade enviada para aterros sanitários. Em alguns casos, os pneus estão sendo reformados até cinco vezes em vez de simplesmente serem substituídos. Isso reduziu significativamente o número deles enviados para aterros sanitários, e cada reforma economiza cerca de 15 galões de óleo. Anualmente, isso economiza centenas de milhões de galões.
Além disso, pneus de automóveis usados podem ser vendidos em lojas de varejo automotivo, o que reduzirá o desperdício.
Reciclagem
À medida que a reciclagem de pneus está se tornando mais comum, os produtos de borracha reciclada aparecem de várias formas, desde cobertura de playground até estradas e projetos de engenharia. Uma variedade de diferentes indústrias está começando a descobrir maneiras de se beneficiar deste produto reutilizável. Aditivos de borracha são adicionados à borracha residual, permitindo que ela seja usada para fazer coisas como tapetes de borracha, solas de sapatos e até barreiras rodoviárias.
Pneus reciclados podem ser usados para fazer telhas de borracha e solas de calçados. Eles também podem produzir energia, tal como petróleo e carvão. A diferença é que, com eles, o combustível é limpo, pois o processo não produz enxofre.
Métodos inovadores de reciclagem de pneus como esses estão causando um impacto significativo no meio ambiente, reduzindo os resíduos de aterros sanitários e as emissões de gases de efeito estufa. E, além disso, à medida que essas demandas crescem, mais empregos são necessários, o que significa um incremento às economias do país e do mundo.
E aqui você também pode colaborar: procure saber o que será feito com os pneus usados do seu carro, quando você for substituí-los por novos. Dê preferência aos estabelecimentos que atuam com algum programa de reciclagem. Assim, a gente colabora para que exigência por processos e atitudes mais ecológicas crença tanto quanto a própria demanda de pneus.
Fontes: Eco Green