A logística reversa é, basicamente, o conjunto de processos realizados para viabilizar o recolhimento dos produtos do cliente e a entrega para o vendedor ou fabricante. Dessa maneira, é possível fazer o encaminhamento dos produtos para o pós-venda ou pós-consumo para reuso, reciclagem ou descarte adequado.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), disposta na Lei nº 12.305/2010, oferece as diretrizes para a logística reversa e atribui responsabilidade compartilhada pelo destino correto dos produtos para todos os envolvidos no ciclo de vida dos produtos. Ou seja, fabricante, distribuidor, vendedor e consumidor, são todos responsáveis e, como tal, devem cooperar para garantir a preservação do meio ambiente.
São obrigadas a adotar a logística reversa todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos e componentes.
Quais as vantagens?
Mesmo que a sua empresa esteja isenta dessa obrigatoriedade, se ele não possui um plano de logística reversa ou nem ao menos sabe do que se tratam essas duas palavras, então, saiba que ela pode estar perdendo parte de sua receita sem nem ao mesmo perceber. Esse é um tema que demanda bastante atenção, mas os benefícios que ele proporciona ao negócio valem o investimento. Destacamos a seguir cinco vantagens socioambientais e econômicas:
Economia no ciclo produtivo da empresa: quando o resíduo entra novamente na cadeia produtiva, ele ajuda a gerar economia na compra de novos recursos. Isso porque custa menos fazer o aproveitamento do resíduo do que seguir com a extração e o transporte da matéria-prima bruta.
Valor social ambiental agregado à marca: os consumidores estão cada vez mais exigentes e mais conscientes sobre questões ambientais e, ainda que a custo maior, tendem a preferir empresas e produtos que possuem os mesmos valores que ele.
Redução de impactos ambientais: a logística reversa evita que os resíduos gerados contaminem o solo, rios, mares e lençóis freáticos, gerando prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.
Como vimos, a logística reversa pode ampliar a rentabilidade dos negócios e agregar valor aos produtos da empresa e à cadeia de suprimentos, além de fidelizar clientes e posicionar o fabricante para atuar em conformidade com as exigências do mercado. Ela contribui para otimizar o uso dos materiais e reduzir gastos, visando ao equilíbrio financeiro da organização.
A responsabilidade ambiental depende de cada um de nós e a logística pode contribuir e muito para uma reversão de um planeta já muito danificado. E por aí? Sua empresa possui um programa de logística reversa?