As sacolas plásticas tem sido alvo de grande controvérsia ultimamente. Elas foram retiradas dos supermercados em muitas capitais, mas logo depois retornaram por determinação da justiça. Esta situação divide a opinião da população com relação à legalidade de seu uso e sua potencial fama de vilã do meio ambiente.
Inegavelmente, as sacolas plásticas representam um mal para o meio ambiente. Dados do MMA (Ministério do Meio Ambiente) apontam que todos os anos, cerca de um milhão de animais marinhos morrem em virtude das sacolas plásticas que vão parar inapropriadamente no mar.
Ainda com relação aos problemas causados nos oceanos, de todos os detritos que bóiam sobre as águas, 90% deles são de plásticos, o que inclui, em grande quantidade, as sacolinhas.
Segundo estimativas, são produzidos todos os anos em torno de 15 bilhões de sacolas plásticas no Brasil. Como a produção desses materiais é de custo muito baixo, podendo ser realizada com apenas uma máquina em uma empresa de “fundo de quintal”, não há ainda um controle ou fiscalização efetiva sobre a produção das sacolinhas.
O descarte incorreto das sacolinhas plásticas também é perceptível quando as enchentes atingem as cidades. As sacolas plásticas são grandes vilãs nestas situações, pois elas entopem bueiros, o que acaba por dificultar o escoamento da água e, por consequência, acarretando em uma enchente.
Outro problema adicional no uso das sacolas plásticas é referente às sacolas plásticas de supermercado. Segundo regulamentação da ANVISA, como as sacolas plásticas de supermercado são usadas para o transporte de alimentos, elas devem ser feitas a partir de material virgem, o que implica na extração e refinamento de petróleo, gerando assim grandes impactos no meio ambiente e uma consequente produção de resíduos.
Reutilização e reciclagem
A reutilização de sacolinhas plásticas é outro ponto primordial nesse processo. Como elas não são descartadas corretamente pela população e geram essa série de problemas citados acima, uma possibilidade interessante e bastante sustentável é fazer a reutilização dessas sacolas. Muitas técnicas têm sido aplicas e aprimoradas neste processo, das quais se destacam o crochê e o tear, em que são criadas bolsas, tapetes, objetos de decoração e uma infinidade de outros objetos com grande possibilidade comercial.
Outro processo que tem se destacado é a reciclagem de sacolinhas plásticas em fibras de carbono, material “High Tech” presente em carros de corrida, equipamentos esportivos, aviões e sondas espaciais.