Atualmente vivemos um período de muitas pesquisas, descobertas e inovações em campos variados do setor econômico. De todas essas inovações, um tema, com certeza, consegue estar presente de maneira irrestrita: como adaptar a economia mundial às novas formas de energia?
Essa pergunta tem estimulado ainda mais os cientistas e pesquisadores a desenvolver e aprimorar novos sistemas de geração de energia de forma limpa, baseados na sustentabilidade, tendo como premissa a proteção ambiental e que façam com que, de maneira gradual, abandonemos o uso de combustíveis fósseis e recursos naturais em nossos sistemas energéticos.
Abaixo, separamos quais são os tipos de energia limpa mais usada hoje em dia e suas principais vantagens:
Energia Solar
Por meio de células fotovoltaicas a energia proveniente do Sol é transformada em eletricidade. Outro uso da energia solar é possível através de placas solares, que utilizam o calor do sol para aquecimento da água.
Vantagem: O sol é uma fonte inesgotável de energia, os equipamentos necessários são de baixa manutenção e há a capacidade de abastecimento de locais onde a rede elétrica não chega.
Energia das marés ou maremotriz
A força da água faz movimentar uma turbina, que, por sua vez, aciona um gerador de eletricidade. Todavia, até hoje não há tecnologia suficiente para exploração dessa energia de maneira comercial. O processo de produção de energia maremotriz é parecido com o sistema de uma usina hidrelétrica, a diferença é que aqui se aproveita do desnível das marés.
Vantagem: Fonte abundante de energia, com potencial de abastecimento para milhares de cidades costeiras.
Energia Eólica
A energia do vento movimenta as pás de um enorme cata-vento, responsável por acionar um gerador, produzindo assim corrente elétrica.
Vantagem: O vento é uma fonte inesgotável de energia, capaz de abastecer locais inalcançados pela rede elétrica comum.
Energia de biocombustíveis
Geração de biodiesel e etanol para veículos a partir de produtos agrícolas e demais matérias vegetais como cascas, folhas de árvores e galhos, por meio de processos físico-químicos.
Vantagem: Substituição direta do petróleo. Além disso, os vegetais usados na fabricação também absorvem o gás carbônico em sua fase de crescimento.
Energia do Biogás
Proveniente da transformação de lixo orgânico e de excrementos de animais em uma mistura gasosa, capaz de substituir o gás tradicional de cozinha.
Vantagem: Sua utilização promove a substituição direta do gás de cozinha, derivado do petróleo, além disso, consegue resolver ecologicamente o uso final do lixo orgânico.