Como todos sabem, vivemos a era do desenvolvimento sustentável. Mais do que um simples conceito, o termo está cada vez mais vivo e presente também dentro do mundo dos negócios e dos empreendimentos, transformando de forma significativa a realidade de empresas, empresários e projetos.
Para aqueles que buscam a adequação da realidade empresarial de acordo com o desenvolvimento sustentável e com os critérios de sustentabilidade, e que querem contribuir de maneira positiva para com o meio ambiente, a boa notícia é que nesse quesito as oportunidades são muitas, em todas as esferas.
Além dos ganhos diretos derivados do cuidado para com o meio ambiente, há ainda de se considerar os ganhos ampliados pela marca ao se realizar negócios de maneira sustentável. Mas o que é negócio sustentável?
Como sabemos, para a produção de qualquer bem, produto ou mercadoria, seja ele por uma pequena empresa ou por uma grande corporação, há uma série de impactos ambientais e sociais derivados dessa produção, que percorrem toda a cadeia produtiva.
Embora ainda hoje não haja uma fórmula exata ou um modelo específico que possa traduzir o que venha a ser um negócio sustentável, podemos, no entanto, classificar um empreendimento como sustentável quando esse visa, primeiramente, considerar os reais impactos na sociedade provenientes de suas atividades.
Além disso, para a classificação de um negócio como sustentável, é necessário também que esse negócio vise neutralizar ou ao menos minimizar os impactos negativos ocorridos em toda a sua cadeia produtiva, sejam eles sociais ou ambientais.
Nesse sentido, devemos também ressaltar que vivemos em uma sociedade cada vez mais informada, consciente e exigente, que passa a priorizar cada vez mais as marcas e os produtos que são transparentes com relação aos seus meios de produção e a forma como lida com os impactos provenientes de suas produções.
Fazer cada vez menos o uso de recursos naturais, neutralizar as emissões provenientes dos processos produtivos, adaptar a realidade de toda a cadeia produtiva de acordo com os critérios sustentabilidade, agir de forma transparente com relação aos produtos e serviços oferecidos, oferecer à comunidade programas e projetos que promovam a qualidade de vida e do meio ambiente e buscar formas de minimizar ou neutralizar os impactos derivados dos processos produtivos estão entre as características dos negócios sustentáveis.