nov 20

Energia limpa: biomassa de palha de arroz

© Depositphotos.com / WDGPhoto A energia eólica é uma das principais fontes de energia limpa.

Para alcançarmos a tão almejada sustentabilidade, muitos são os procedimentos que devem ser adotados em nossos processos produtivos para que menos emissões sejam realizadas na atmosfera e menos recursos naturais sejam consumidos.

Nesse sentido, faz-se cada vez mais necessário o uso de energias limpas, que nada mais são do que aquelas fontes de energia que não liberam gases poluidores ou mesmo resíduos poluentes durante seu processo de produção ou de consumo.

Vale ressaltar aqui que fontes de energia que venham a liberar pequenas quantidades de gases ou resíduos também são configuradas como sendo fontes de energia limpa.

Conheça as principais fontes de Energia Limpa:

  •  Energia eólica: originada a partir da força do vento;
  •  Energia solar: obtida a partir dos raios solares;
  •  Energia Das Marés: gerada por meio da energia concentrada nas marés dos oceanos;
  •   Biogás: tipo de biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de gás metano com dióxido de carbono;
  •  Biocombustíveis: etanol, biogás, bioéter, biodiesel, dentre outros.
  •   Biomassa: resulta da decomposição de materiais orgânicos, como, por exemplo, madeira, esterco, resíduos agrícolas, restos de alimentos etc.

Você sabia que o arroz, além de ser um dos alimentos mais consumidos em todo o planeta, é também uma extraordinária fonte de biomassa?

Pois é exatamente isso que descobriram os cientistas, ao utilizarem a palha do arroz, que antes era descartada, e agora representa um excelente potencial para a produção de biomassa.

Se antes a palha de arroz era um grande problema, uma vez que entupia bueiros quando levada pelo vento, e produzia o famigerado gás metano quando se decompunha em aterros, hoje a situação se inverteu.

De acordo com especialistas, a palha de arroz é hoje quase que totalmente aproveitada, numa produção frenética que abastecem caldeiras de inúmeras empresas e que tem despertado o interesse de grandes multinacionais, como a AmBev de Viamão-RS, que já conta com a palha de arroz como combustível desde 2006.

 

Veja também