Atualmente, muitos são os esforços e as ferramentas que governantes em todo o mundo se valem para que a gestão ambiental ocorra de maneira satisfatória em seus territórios.
Especificamente no Brasil, uma dessas ferramentas tem se destacado e servido de grande auxilio para recuperação de áreas, demarcação de terras, dentre outras funções: o Cadastro Ambiental Rural.
Mas você sabe o que é o Cadastramento Ambiental Rural e quais são as sua funções?
O CAR ou Cadastro Ambiental Rural pode ser compreendido como um instrumento de fundamental importância, que tem como objetivo auxiliar o processo de regularização ambiental de posses e propriedades rurais.
A atuação do Cadastro Ambiental Rural consiste no levantamento de informações georreferenciadas de um imóvel, considerando assim as suas delimitações:
– APP ou Área de Proteção Permanente;
– RL ou Reserva Legal;
– Remanescentes de Vegetação Nativa;
– Área Rural Consolidada;
– Área de Interesse Social;
Dessa forma, o CAR tem como objetivo traçar um mapa digital, mapa esse que servirá de referência para calcular os valores das áreas no processo de diagnóstico ambiental.
Assim, o CAR é também uma importante ferramenta para ajudar tanto na recuperação de áreas degradas como no planejamento do imóvel rural e na regularização de áreas rurais diversas.
Ao mesmo tempo, o Cadastramento Ambiental Rural promove a conservação de recursos naturais e formação de corredores ecológicos, contribuindo de maneira taxativa para a melhoria da qualidade ambiental.
Utilização do CAR:
– Governos Estaduais;
– Governos Federais.
Atualmente, muitos são os estados e municípios em todo o Brasil que já contam com o forte auxilio do Cadastramento Ambiental Rural, sendo que o intuito do Governo Federal é expandi-lo por todo o país.
Na Amazônia, por exemplo, ele já está implantado em muitos estados, tornando-se um instrumento de grande importância para o fortalecimento da gestão ambiental, da adoção de políticas públicas ambientais e para a garantia da segurança jurídica de produtores rurais.