Atualmente, cada vez mais cresce ao redor do mundo a consciência humana sobre os benefícios da compostagem de materiais orgânicos. Por exemplo, uma compostagem pode aceitar uma vasta gama de materiais, ou pode ser relativamente seletiva sobre o que irá converter para composto. Além disso, o método pode variar conforme a facilidade de sua instalação.
Em muitas áreas, a compostagem pode receber certificação. A classe indica que materiais ela irá aceitar e converter em adubo, o que pode depender das leis da região, as necessidades das pessoas, ou as exigências de adubo. Em alguns casos, a instalação terá uma gama muito ampla de materiais. Não é incomum para uma instalação deste tipo aceitar resíduos de legumes, frutas, grãos, carne e produtos lácteos.
Muitos jardineiros optam por fazer o seu próprio cantinho de reciclagem em casa, usando resíduos da cozinha, do jardim e outros materiais orgânicos. Alguns criam uma pilha no quintal, enquanto outros optam por gastar certa quantidade de dinheiro em compostores especiais para que a matéria em decomposição não fique à vista. Outros até usam caixas de vermes em suas casas para a compostagem de lixo doméstico.
Como alternativa, algumas pessoas preferem ser limitadas sobre o que elas vão aceitar. A compostagem pode ser caracterizada por tipos de métodos, ou seja, certas instalações usam o método pilha estática, em seguida, os materiais utilizados no composto são monitorados conforme os níveis de umidade e de densidade apropriados. Com os níveis de umidade e densidade ideais mantidos, uma instalação deste tipo não precisa ficar mudando de posição toda hora (mudando a posição dos ingredientes). Em alguns casos, o ar pode ter de ser expelido para manter o local saudável.
Outro método usado por algumas instalações é o método de janela. Este tipo de compostagem utiliza uma instalação com grande quantidade de materiais adicionados em um espaço arejado. Porém, um dos mais eficientes tipos de compostagem é o método fechado. Um espaço fechado tem a temperatura específica controlada, bem como a umidade e níveis de ar. Como resultado destas condições ótimas, o composto pode ser criado de forma rápida.
Os cientistas estão estudando continuamente maneiras diferentes de fazer compostagem. Como resultado, nos próximos anos, novos tipos de instalações podem estar disponíveis. Além disso, é importante lembrar que nem todo composto precisa ser criado em uma instalação própria. É fácil fazer em um quintal ou mesmo em um pequeno pátio, tudo o que precisamos é de materiais orgânicos certos e um pouco de tempo.