Compreendida por uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), a ISO 14000 estabelece diretrizes e parâmetros de gestão ambiental, que devem ser adotados por empresas públicas e privadas.
Essas diretrizes têm por objetivo estimular a diminuição dos impactos ambientais (saiba mais sobre impactos ambientais em “Você sabe o que é impacto ambiental positivo e negativo?” decorrentes das inúmeras atividades empresariais e industriais realizadas em todo o mundo.
As normas da ISO 14000 podem ser aplicadas em qualquer empresa que esteja interessada em adotar um sistema de gestão ambiental, independentemente de seu porte ou ramo de atividade. Para conseguir a certificação ISO 14000, a empresa deve conseguir atingir metas como:
– fazer melhor utilização dos recursos naturais;
– diminuir os níveis de emissão de poluentes e gases tóxicos;
– diagnosticar os impactos ambientais em seu processo produtivo;
– promover melhorias, de maneira contínua, em todo o seu processo produtivo.
Além disso, a organização certificada deve se comprometer com a sustentabilidade ambiental, se submetendo periodicamente a auditorias que verificam o cumprimento das legislações ambientais, os diagnósticos atualizados dos aspectos e impactos de cada atividade da empresa e o estabelecimento de planos de ação para eliminar danos ambientais.