Entre os dias 11 e 13 de novembro, foi realizada a FIMAI — Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, fundida com a ECOMONDO — Feira Internacional de Materiais e Desenvolvimento Sustentável.
Considerada uma das maiores e mais importantes feiras de meio ambiente industrial da América Latina, a FIMAI-ECOMONDO congrega setores de Água, Resíduos, Energias Renováveis, Emissões, Laboratórios, Equipamentos, Recuperação de Áreas Contaminadas e Tecnologias.
Dinâmica Ambiental participou da FIMAI-ECOMONDO, uma das maiores feiras de meio ambiente da América Latina.Na ocasião, a Dinâmica Ambiental apresentou uma solução inovadora para o gerenciamento de embalagens de aerossóis, um material potencialmente perigoso quando descartado incorretamente, podendo causar danos irreparáveis ao meio ambiente e aos seres humanos.
Atualmente, são adotadas diferentes práticas de gerenciamento inadequado para embalagens de aerossóis — como disposição em aterros sanitários, incineração, coprocessamento e reciclagem como sucata metálica —, que favorecem a ocorrência de acidentes, uma vez que o gás contido nas latas de aerossóis pode levá-las a explodir quando expostas ao calor ou se incorretamente perfuradas/compactadas.
Neste contexto, a Dinâmica Ambiental traz uma solução inovadora para gerenciamento de aerossóis: a logística reversa, uma técnica que promove a minimização do volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados pelas embalagens de aerossol, bem como a redução dos impactos ambientais e riscos à saúde humana.
Por que aplicar a logística reversa de aerossóis?
A Politica Nacional dos Resíduos sólidos – Lei 12.305, prevê a Logística Reversa de Resíduos Sólidos passíveis de reciclagem e/ou reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, de forma a promover o desenvolvimento econômico e social.
Quando não aplicáveis ou não viáveis as práticas de reciclagem e reaproveitamento, as medidas para destinação final ambientalmente adequadas devem ser adotas. Os resultados dessa cadeia só são positivos, quando há a interação do setor empresarial e consumidor final através da Logística Reversa.
De onde vêm os aerossóis?
A geração das embalagens de aerossóis é dada nos mais diversos setores, tais como: indústria farmacêutica, automobilística, de cosméticos, alimentícia, dentre outras.
A necessidade de destinação de embalagens nos processos de fabricação, testes, movimentação ou eliminação de produtos, provêm de diferentes cenários:
– Devoluções do cliente;
– Produtos recolhidos em função de processos fiscais;
– Retorno de garantia;
– Produtos fora de especificação ou vencidos;
– Produtos danificados;
– Retorno de consumidor final (pós-consumo).
Onde descartar seu aerossol?
Indústrias, condomínios, farmácias, hospitais, universidades, cooperativas de reciclagem são alguns estabelecimentos que promovem a conscientização da população sobre a importância do descarte correto de aerossóis e já dispõem de acondicionadores específicos para coleta de aerossóis, para posterior envio à Dinâmica Ambiental — responsável por gerenciar estes resíduos de forma correta, minimizando os impactos ambientais e os riscos à saúde humana.
Um mundo mais sustentável depende de você!