É denominado ecossistema um conjunto de comunidades que convivem em determinada região, sendo afetadas por fatores abióticos. Essa relação pode ocorrer de maneira natural e artificial. Entenda melhor a seguir:
Ecossistema natural e artificial: diferenças
Ecossistema natural
No ecossistema natural, a natureza é a responsável pela criação do ambiente e pela evolução da comunidade — que depende de fatores bióticos e abióticos, bem como das interações entre os organismos e fluxos de energia pelo ecossistema. A formação original deste ecossistema não sofreu interferência humana e, justamente por isso, é chamado de “natural”.
Ecossistema artificial
O ecossistema artificial é aquele que sofreu influência humana para tentar replicar um ecossistema que existia em determinado local. Os exemplos mais claros de ecossistema artificial podem ser encontrados em áreas reflorestadas e em locais de proteção da fauna e flora. É, em outras palavras, uma tentativa do homem imitar o ecossistema natural.
Dentro de um ecossistema natural não há controle do homem em relação às interações das espécies, e este tipo de relação é determinada pela natureza ao longo de milênios de transformações. No ecossistema artificial, por outro lado, o homem é capaz de determinar detalhe como o tipo de vegetação predominante e as espécies animais que irão conviver ali.