Resultado da combinação entre hidrocarbonetos originados a partir de hidrogênio e carbono, a gasolina sintética é formada a partir de um processo de fabricação que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, esta substância é considerada uma das principais alternativas à utilização de combustíveis gerados a partir do petróleo — que são muito poluentes, além de serem considerados fontes de energia não renovável.
Como a gasolina sintética é obtida?
A gasolina sintética geralmente é obtida a partir do carvão que, por sua vez, é um material obtido por meio de processos que causam menos impactos ecológicos do que o petróleo. Há, ainda, algumas tecnologias sendo testadas para obtenção de gasolina sintética a partir de gás carbônico e água. Este conceito, de origem alemã, separa moléculas de água e do gás e retira átomos de oxigênio de cada uma, o material restante é utilizado na criação de gasolina sintética.
Este processo de geração de gasolina a partir da água e do gás carbônico eliminaria boa parte dos problemas causados pela emissão de gases poluentes provenientes do uso da gasolina tradicional. Isso porque a gasolina sintética já utiliza CO2 (gás carbônico) em sua produção, e poderia removê-lo durante sua queima.
Vale destacar que este conceito de gasolina sintética é essencial para a preservação da natureza e redução da poluição em todo o planeta. Além desses projetos em andamento, é fundamental que a população tenha mais consciência ambiental e exija produtos ecologicamente corretos em todas as áreas de consumo.