A maravalha de madeira é um tipo de biomassa produzida a partir da madeira de descarte, sobra de serrarias, galhos de árvores, entre outros. Elas são maiores do que as serragens que podem ser utilizadas na proteção de vazamento de produtos infláveis ou como combustível, o seu tamanho é definido pelos raspadores e outros tipos de máquinas, e geralmente o seu formato é em espiral.
Flickr.com/notasif A maravalha é uma biomassa feita a partir de madeira de descarte utilizada em galinheiros e estábulos.Este tipo de material é utilizado principalmente por fazendeiros e haras para forrar o chão dos galinheiros e estábulos, por exemplo, como
forma ecologicamente natural de higienização, organização, para manter a temperatura do ambiente e proteger os animais do contato com o solo, fezes e urina que podem acarretar em futuras doenças. A maravalha também serve para proteger animais menores e domésticos, como os coelhos, hamsters e cinchilas.
A produção da maravalha começa com a escolha da madeira que será maturada e depois passará por um processo de secagem, retirando toda a possibilidade de contaminação existente nela. O próximo passo é colocar a matéria prima nas máquinas de corte.
Além de ajudar na proteção de animais, a maravalha também pode ser utilizada como alternativa sustentável de combustível nas fornalhas das indústrias, pois, por ser uma biomassa, produz energia limpa que não agride tanto o meio ambiente como os combustíveis fósseis.
Atualmente, muitos países e grandes líderes mundiais estão conferindo mais importância à questão dos impactos ambientais no planeta terra e descobrindo novas alternativas mais ecológicas que agridam menos o meio ambiente sem deixar de desenvolver a economia de cada país, que é o famoso conceito do Desenvolvimento Sustentável, e a maravalha de madeira chega como mais uma alternativa.