set 26

Suzano inicia montagem de nova fábrica com queima de biomassa para geração de energia limpa

A Suzano, empresa de referência mundial para fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, anunciou recentemente a construção de uma nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS). O empreendimento marca o início da montagem eletromecânica da caldeira de força e recuperação, cuja estrutura será responsável pela queima de biomassa e geração de energia limpa, que abastecerá a linha de produção de celulose de nova unidade.

A produção de celulose da Suzano é baseada em uma matriz energética sustentável e, dessa forma, toda a energia elétrica necessária para o funcionamento da fábrica será gerada a partir da queima de resíduos desse processo, conhecidos como biomassa sólida e líquida, subprodutos da madeira.

Esses resíduos são queimados em caldeiras para a geração de vapor que movimenta as turbinas que, por sua vez, produzem energia.

Além de garantir o próprio abastecimento energético, a unidade vai exportar 180 MW médios de energia, suficientes para abastecer uma cidade de mais de 2,3 milhões de habitantes durante um mês.

Anunciada em maio de 2021, a nova fábrica da Suzano terá como diferenciais a gaseificação da biomassa para substituição de combustível fóssil nos fornos de cal e maior ecoeficiência em termos de baixa emissão de carbono.

Além disso, será a mais competitiva da empresa em termos de custo caixa produção de celulose, com 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto produzidas por ano.

O pico das obras deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos e, ao entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova unidade vai empregar 3 mil pessoas entre colaboradores próprios e terceiros para atender as áreas florestal e industrial, movimentando toda a cadeia econômica de Ribas do Rio Pardo e municípios da mesma região.

Fontes: Jornal Dia | Portal Celulose

Veja também