Biomassa pode ser transformada em energia que pode ser utilizada na geração de energia através de decomposição, em curto prazo, de matérias orgânicas (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas entre outros).
Mais recentemente a produção de energia elétrica a partir tem sido defendida com umas das opções tanto para países desenvolvidos e subdesenvolvidos de minimizar as emissões globais de CO2 no meio ambiente, evitando assim a deterioração ambiental.
Dentre essas opções que aumentam a oferta de energia elétrica a curto prazo, encontras-se duas que podem causar de certa forma impacto maior ou menor no meio ambiente dependo dos cuidados a serem tomados.
Vantagens e desvantagens da Biomassa
Por ser um tipo matéria utilizada na produção de energia renovável, com a utilização de combustão de material orgânico produzida e acumulada em ecossistemas, sendo que parte dessa energia é aplicada na própria manutenção do ecossistema que devolve ao solo aquilo o material orgânico retirado.
Vantagens
- Alguma das vantagens da Biomassa está no baixo custo de sua aquisição;
- A não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente;
- As sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustível fósseis;
- Menor corrosão dos equipamentos (cadeiras, fornos, etc.)
- Menor risco ambiental;
- As emissões não contribuem para o efeito estufa.
Desvantagens
- Maior possibilidade de geração de material, particulado na atmosfera.isto significa maior custo de investimento para caldeira e equipamentos de remoção de material particulado lançado no meio – ambiente;
- Dificuldade na estocagem e no armazenamento dos resíduos.