A sustentabilidade empresarial engloba um conjunto de ações adotadas por uma organização, com o intuito de preservar o meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável da sociedade. Trata-se um conceito que, quando colocado em prática, é capaz de transformar positivamente a imagem de uma empresa e ainda reduzir os problemas ambientais associados a seus processos produtivos.
Para existir sustentabilidade empresarial, ela precisa de três pilares — que se baseiam em práticas consideradas ideais para a preservação do meio ambiente, uso de materiais renováveis e redução do desperdício. Esses três pilares dependem um do outro e devem interagir entre si de maneira harmoniosa. Saiba quais são eles a seguir:
Os três pilares da sustentabilidade empresarial
Pilar ambiental
Refere-se à preservação ambiental e dos recursos naturais, além da redução do desperdício de materiais. Para amenizar os impactos ambientais negativos, a empresa deve implementar maneiras de evitá-los ou compensá-los. Por exemplo, criar projetos que tenham impacto ambiental menor, investir em alternativas saudáveis de acordo com a região e medir a quantidade de carbono emitido pelos seus processos produtivos, adequando-se às normas vigentes.
Pilar social
Diz respeito ao capital humano relacionado às atividades do empreendimento, incluindo a comunidade, o público-alvo, os fornecedores e a sociedade em geral. Compreende salários adequados à legislação trabalhista, ao bem-estar e à saúde dos funcionários e de suas famílias, bem como o desenvolvimento pessoal e coletivo. As empresas devem analisar como suas atividades interferem nas comunidades, avaliando inclusive características sociais como educação, lazer e segurança.
Pilar econômico
Inclui assuntos referentes à produção, distribuição e consumo de bens e serviços, considerando os pilares ambiental e social. Pressupõe-se que, para haver sustentabilidade, a empresa não pode lucrar ao mesmo tempo em que devasta o meio ambiente ou proporciona más condições de trabalho aos seus funcionários. Outro quesito importante é a competitividade justa com os concorrentes no mercado.