Negócios geram resíduos. Para alguns pode ser apenas pedaços de papel ou água suja, para outros podem ser resíduos considerados perigosos ou tóxicos que requerem manuseio e descarte especial.
A questão é que, independentemente do tipo ou do volume, os resíduos que sua empresa gera custam dinheiro. Você precisa pagar duas vezes por eles: a primeira quando você o compra na forma de matéria-prima e a segunda quando você o joga fora. Dessa forma, fazer a gestão desse processo, evitando o desperdício, permitirá que a sua empresa economize.
Outra vantagem de se realizar o reaproveitamento é em relação à responsabilidade socioambiental. Mesmo que seus resíduos sejam classificados como não perigosos ao meio ambiente ou à saúde das pessoas, se destinados incorretamente, eles podem gerar sérios problemas ambientais, causando problemas aos seus clientes e a comunidade em que sua empresa atua, além de custos adicionais envolvendo questões jurídicas.
Nesse contexto, ainda vale destacar que o Brasil está longe de ter um reaproveitamento efetivo dos seus resíduos. Em 2010, quando foi implantada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, nosso país aproveitava 4% dos resíduos recicláveis. Dez anos depois, o índice foi de apenas 5%, como indicado por um estudo da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
Considerando a importância deste tema, preparamos uma lista com 10 motivos para fazer o reaproveitamento de resíduos pela sua empresa. Confira!
10 motivos para fazer gestão de resíduos na sua empresa
1 – Reduz os custos e extração de matéria-prima
Empresas de reciclagem podem comprar seus resíduos e transformá-los em matéria-prima mais barata. Com isso, você economiza e ainda reduz a extração de recursos da natureza, preservando o meio ambiente.
2 – Contribui com a economia circular
Empresas que promovem o reaproveitamento de resíduos aderem à economia circular, tendo um desenvolvimento sustentável. Além disso, economizam energia e reduzem emissões de carbono, prevenindo o aquecimento global.
3 – Sustentabilidade se tornou um requisito para os consumidores
O consumidor atual busca cada vez mais empresas socioambientalmente responsáveis e que assumem um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ao realizar o reaproveitamento de resíduos, você consegue atender a essa expectativa ao mesmo tempo em que contribui com o planeta.
4 – Adequação à lei
Por meio da Política Nacional de Gestão de Resíduos, instituída em 2010, as empresas brasileiras são obrigadas a atender aos requisitos da Lei dos crimes ambientais. Caso contrário, correm risco de receberem multas, sanções, ou até mesmo terem suas atividades paralisadas. Além disso, a política determina que a gestão de resíduos sólidos deve seguir a seguinte ordem: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada aos rejeitos.
5 – Aumenta o seu lucro
Quando empresas implementam programas de reciclagem, elas têm a oportunidade de vender seus resíduos recicláveis para usos alternativos, recuperando o dinheiro que foi utilizado para criação do programa.
Além disso, consumidores veem valor agregado em produtos ou serviços sustentáveis. De acordo com a Capterra, 47% dos brasileiros concordam em pagar mais por produtos que beneficiem o meio ambiente.
6 – Reduz os desperdícios
Ao tentar minimizar ao máximo a geração de resíduos, sua empresa passa a fazer um maior aproveitamento dos seus recursos. Isso gera uma economia em todos os níveis da empresa, além de reduzir seu impacto ambiental.
7 – Melhora a saúde da comunidade da qual sua empresa faz parte
O descarte incorreto de resíduos pode causar sérios problemas de saúde devido à contaminação. Nesse sentido, fazer o descarte correto mostra que sua empresa tem um compromisso com a saúde da comunidade da qual ela faz parte.
8 – Cria um senso de propósito entre seus colaboradores
As pessoas querem fazer a coisa certa e implementar um programa de reciclagem em sua organização é uma maneira de seus colaboradores sentirem que sua participação está causando um impacto positivo no mundo. Incentive seus funcionários a participarem das suas iniciativas, comunicando o programa e seus resultados. Isso irá criar um senso de propósito compartilhado nas suas equipes.
9 – Incentivo à inovação
A implementação de um programa de reaproveitamento é muitas vezes o primeiro passo de um longo caminho de inovação. Muitas vezes, as empresas operam da mesma maneira há décadas, sem motivação para realizar mudanças e com sistemas e processos desatualizados e ineficientes. Dessa forma, os programas de reaproveitamento muitas vezes incentivam a inovação em outras áreas do negócio. Algumas das maneiras de fazer isso incluem a revisão de processos para eliminar custos de energia, alterar a embalagem de produtos para eliminar resíduos ou outras coisas que economizam energia e dinheiro.
10 – Mantém seu espaço organizado
Escritórios comerciais, fábricas, estabelecimentos comerciais que utilizam sistema de reaproveitamento e reciclagem costumam ter espaços de trabalho mais agradáveis, higiênicos e organizados. Isso permite uma melhor circulação e qualidade de vida para os colaboradores e clientes que frequentam esses espaços.
Gostou da lista? A Fragmaq pode te ajudar com a sua gestão de resíduos. Saiba mais em nosso site.
Fontes: Terra Ambiental | VGR | G1