out 19

Aprenda como fazer um filtro de garrafa PET

O reaproveitamento de materiais tem vantagens ecológicas e econômicas. Pense que, se não fossem transformadas e reutilizadas, dezenas de garrafas PET iriam para os lixões ou, pior ainda, seriam descartadas em outros locais indevidos, colaborando com a poluição do meio ambiente.

Para minimizar os impactos ambientais associados ao descarte incorreto e acúmulo de plástico, é importante investir no reaproveitamento de garrafas PET. Com um pouco de criatividade, é possível transformar as garrafas em itens muito úteis para o dia a dia, como um filtro. Saiba como fazer isso a seguir:

Como fazer um filtro de garrafa PET

Reprodução / Once Upon a Family Além de sustentável, o filtro de garrafa PET ajuda a tratar a água para consumo de forma simplificada.

Materiais necessários

• 1 garrafa PET de dois litros;
• Tesoura;
• Algodão;
• Areia para aquário;
• Pedras pequenas para aquário;
• Carvão em pó ativado.

Modo de fazer

Meça 20 centímetros do gargalo ao centro da garrafa e corte. Deixe o gargalo virado para baixo e forre com algodão. Sobre ele, coloque uma camada de carvão em pó ativado e outra de areia. Finalize com uma última camada de pedras. Essa parte da garrafa será encaixada sobre o fundo, que irá funcionar como suporte para o filtro.

Para testar o filtro, despeje uma quantidade de água misturada com terra. Observe que o filtro retém a sujeira. No entanto, não consuma a água: ferva-a antes e acrescente hipoclorito de sódio (duas gotas para cada litro de água).

Veja também