Um dos produtos mais consumidos em todo o mundo, o papel é um item habitualmente utilizado dentro de empresas de diversos segmentos, além de residências e comércios em geral — seja para impressão de materiais, anotação de recados, embrulho de presentes, entre diversas outras aplicações. Além disso, ele é amplamente utilizado para divulgação de notícias, transmissão de conhecimento, educação e comunicação.
Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores de papel e um dos maiores importadores do mundo. Como consequência, grandes quantidades deste material são descartadas de maneira incorreta após a utilização e consumo, o que pode causar grandes prejuízos ao meio ambiente.
Para minimizar os impactos ambientais associados ao descarte incorreto do papel, a reciclagem é uma ação de suma importância, contribuindo diretamente para a sustentabilidade. Isso porque o reaproveitamento do material para a produção de itens que voltarão para a cadeia de consumo reduz o acúmulo de lixo em aterros sanitário e evita o desmatamento, além de gerar economia de energia e de recursos naturais.
Tipos de papel que podem ser reciclados
O primeiro passo do processo de reciclagem do papel consiste na separação dos itens que realmente podem ser utilizados na reciclagem, que são:
- Jornal;
- Saco de papel;
- Revistas;
- Papel de escritório;
- Impressos em geral;
- Papel branco e misto;
- Papelão;
- Embalagens Longa Vida.
Etiquetas adesivas, embalagens metalizadas, fotografias e itens contaminados estão entre os tipos de papel que não servem para a reciclagem.
O processo de reciclagem industrial do papel é realizado em cinco passos: desagregação ou maceração, depuração e lavagem, dispersão, destintagem e branqueamento. Após isso, o material é encaminhado para a fabricação de um novo produto.
Em geral, o papel pode ser reciclado entre sete a 10 vezes. Porém, como este é um material composto principalmente por fibras celulósicas, ele vai sendo danificado a cada processo de reciclagem.
9 formas do que pode ser feito com o papel reciclado
A reciclagem de papel permite a obtenção de obter diversos produtos. Veja abaixo alguns exemplos:
- Papel higiênico;
- Guardanapo;
- Papel toalha;
- Embalagens;
- Sacolas;
- Papelões;
- Papel jornal;
- Papel para impressão Offset (caderno, livros materiais de escritório, envelopes, etc.);
- Artesanato.