dez 18

Conheça as classes dos resíduos recicláveis

istock.com / teptong Os resíduos sólidos são divididos em duas classes: classe I (resíduos perigosos) e classe II (resíduos não perigosos).

Os resíduos sólidos são produzidos em imóveis residenciais, comércios, serviços de saúde, feiras livres, indústrias, construção civil, portos, aeroportos, ferrovias, atividades agropastoris e pela população em geral. Trata-se do lixo descartado pelas casas e empresas, o que geralmente é feito de maneira irregular em vias públicas e áreas verdes. Grande parte desses resíduos corresponde a materiais recicláveis, o que deixa este cenário ainda pior.

Em geral, o destino dos resíduos sólidos — com ou sem tratamento específico — é o aterro sanitário ou aterro industrial. Isso porque a reciclagem no Brasil ainda é mínima, especialmente quando comparada à ação de países desenvolvidos, que apresentam resultados muito significativos com relação aos resíduos recicláveis.

Classificação dos resíduos sólidos

Os resíduos sólidos são divididos em duas classes:

  • Classe I: corresponde aos resíduos perigosos, tais como materiais corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, reativos e radioativos;
  • Classe II: abrange os resíduos não perigosos, classificados em duas subclasses: a Classe II A corresponde aos resíduos não inertes, combustíveis, biodegradáveis e solúveis em água. A Classe II B inclui os resíduos inertes, ou seja, aqueles que não sofrem alterações físicas, químicas e biológicas por um longo período e não liberam substâncias que contaminam o meio ambiente. Podem tanto ser descartados em aterros sanitários ou reciclados.

Reciclagem de resíduos sólidos

A classificação dos resíduos sólidos conforme a fonte geradora e tipo de material é importante para assegurar a destinação mais adequada a esses materiais. A maior parte dos resíduos que chega aos aterros sanitários poderia ter sido separada de maneira adequada, destinada à coleta seletiva e encaminhada para a reciclagem.

Os resíduos orgânicos, por exemplo, podem ser utilizados na produção de adubo por meio da compostagem orgânica. Papel, vidro, metal, sobras de confecções e vários resíduos da construção civil são exemplos de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados.

Nos canteiros de obras civis, é importante reservar espaços com caçambas para depositar os resíduos, conforme o tipo de material, separando o que pode ser reutilizado e os materiais recicláveis. A reciclagem reduz o consumo de recursos naturais, reduz custos, gera oportunidades de negócios, empregos e renda.

Tipos de resíduos sólidos

Resíduos sólidos urbanos

Lixo doméstico e resíduos gerados por empresas dos setores de comércio e prestação de serviços, órgãos públicos, limpeza urbana, entre outros.

Resíduos dos serviços de saúde

São os materiais descartados em hospitais, clínicas, postos de saúde, consultórios odontológicos, veterinárias, laboratórios, farmácias, drogarias, funerárias, estúdios de tatuagem e acupuntura.

Resíduos sólidos industriais

Materiais sólidos, semissólidos, líquidos e gasosos oriundos de processos industriais, que não podem ser lançados na rede pública de coleta de esgotos nem destinados ao aterro sanitário comum.

Resíduos da construção civil

Abrange todos materiais descartados em obras de construção, demolição, reforma, terraplanagem, escavação, telefonia, saneamento ambiental (água e esgoto), energia elétrica, fábricas de blocos e pré-moldados. São divididos da seguinte maneira:

  • Classe A: resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados por empresas do próprio segmento da construção civil, como blocos, pedras e telhas;
  • Classe B: fazem parte desse grupo os resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados por empresas de outros ramos, como madeira, vidro, alumínio, papelão, ferro, papel, gesso e plástico;
  • Classe C: abrange os resíduos que não são reutilizáveis ou sem tecnologia economicamente viável para reciclá-los;
  • Classe D: resíduos perigosos como telhas de amianto, solventes, óleos, removedores, tintas, entre outros produtos químicos e resíduos de instalações industriais e radioativas.

Resíduos sólidos agrossilvopastoris

Dejetos de animais, plantio e colheita, insumos agrícolas, fertilizantes, embalagens de agrotóxicos, ração, entre outros resíduos orgânicos ou não orgânicos.

Resíduos eletrônicos

Insumos e componentes eletroeletrônicos, descartados durante o processo de fabricação, em assistências técnicas e pelos consumidores.

Outros resíduos sólidos

São aqueles gerados em atividades de mineração, transporte aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário.

Veja também