O processo de triagem do lixo consiste na separação dos materiais que serão encaminhados para a reciclagem, de acordo com suas características físicas e químicas. Trata-se de uma etapa essencial no processo de reciclagem, sendo considerado o passo inicial para a produção de novos produtos.
A triagem pode ser feita de maneira manual, automática ou semiautomática. O primeiro tipo envolve a separação do lixo doméstico e a atividade de catadores de lixo. Este é um tipo de triagem que demanda pouco investimento, mas apresenta baixa capacidade de produção e, por isso, é pouco eficiente.
A triagem automática, por sua vez, tem a capacidade de receber um volume muito maior de lixo, executando o processo de triagem com agilidade e sem interrupção para descanso. Além disso, a separação do lixo é feita com mais qualidade e de maneira mais confiável. Por outro lado, a triagem automática de lixo demanda alto investimento em equipamentos e locação de espaço. É um método mais indicado para grandes cidades, como São Paulo.
Existe, ainda, a triagem semiautomática, que alia o trabalho de catadores de lixo à instalação de maquinário moderno.
A importância da reciclagem
Definida como a ação de transformar materiais usados em novos produtos para consumo, a reciclagem é fundamental para reduzir o volume de lixo produzido e descartado no meio ambiente. Além disso, o processo de reciclagem faz com que menos matéria-prima seja consumida, preservando os recursos naturais.