jan 06

Reciclagem: bicicleta ecológica feita de garrafa pet

O modelo de sustentabilidade adotado nas grandes metrópoles ao redor do mundo tem, cada vez mais, se mostrado uma realidade possível de ser alcançada no cotidiano. Prova disso é o trabalho realizado com a reciclagem de garrafas PET em diversos setores do mundo, evidenciando como o reaproveitamento do material pode ser a solução para grandes problemas ambientais.

Muzzicycles As e-bikes utilizam garrafas PET para formar o quadro do veículo.

Fabricada a partir do plástico, essas garrafas se destacam como uns dos produtos com maior aceitação dentro da rotina de reutilização de materiais, podendo ser utilizada para a fabricação de varal de garrafas PET, além de tecidos, placas de sinalização, utensílios de cozinha e capas de caderno.

As garrafas PET podem, ainda, ser transformadas em equipamentos de alta resistência e durabilidade. É o caso das bicicletas ecológicas, que surgem como uma alternativa eficiente para manter os hábitos saudáveis e, principalmente, como uma opção sustentável para o transporte urbano.

As chamadas e-bikes utilizam garrafas PET recicladas na estrutura principal do veículo — o quadro —. Com base em estudos realizados há mais de uma década, este modelo de bicicleta foi desenvolvido pelo uruguaio Juan Muzzi, que acredita ter criado muito mais que um produto: para ele, as bicicletas ecológicas são um conceito que une o ativismo ambiental do ato de pedalar com a preservação gerada pela reciclagem.

Bicicletas ecológicas podem ser a solução na perda de “grandes pesos”

Fonte de diversão, excelente para a prática de atividades físicas e muito eficiente como meio de transporte, a bicicleta ecológica deve ser uma das melhores ferramentas para tornar 2016 um ano mais saudável para o planeta. Isso porque a utilização da bike contribui diretamente para a redução dos poluentes emitidos pelos carros e transportes públicos, contribuindo para a qualidade do ar e para a manutenção da saúde de quem pedala.

A e-bike está disponível em diferentes modelos com diferentes especificações. A versão que dispõe de sete marchas, por exemplo, custa aproximadamente R$ 1.100 e é muito versátil. O modelo monomarcha, por sua vez, pode ser encontrado a partir de R$ 540, e é mais indicado para o cotidiano.

Veja também