nov 14

Saiba como é feito descarte de lixo não reciclável

A reciclagem é uma das principais ações sustentáveis da atualidade, uma vez que contribui significativamente para a redução do lixo gerado pela humanidade. Trata-se de um processo que consiste na transformação de materiais usados em produtos novos, que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo sem a necessidade de extrair novos recursos da natureza.

Infelizmente, não são todos os tipos de lixo que podem ser reciclados, e existem alguns tipos de material que não podem ser reutilizados após o consumo. É o caso de compostos químicos que não se dissolvem ou misturas de materiais que são impossíveis de ser novamente separados.

Alguns dos materiais não recicláveis mais comuns são: adesivos, papel higiênico, papel metalizado ou plastificado, isopor, pilha, fotografias, EVA e esponjas de limpeza. Esses materiais precisam ser descartados de maneira diferente, e sua presença junto com os materiais recicláveis prejudica muito o reaproveitamento do material — podendo danificar as máquinas usadas no processo de reciclagem ou até comprometer o produto final.

Como fazer o descarte correto do lixo?

Metal

Latas de bebida, papel alumínio limpo e tampas de garrafa são alguns metais que podem ser direcionados para a reciclagem. Por outro lado, esponjas de aço, grampos e clipes são materiais que devem ir para o lixo comum.

Papel

Em geral, caixas que ficam em contato com os alimentos, etiquetas, guardanapos, notas fiscais e papel higiênico usado não podem se reciclados. Papéis que não possuem resíduos ou modificações podem ser reciclados — é o caso de cartolinas, embalagens longa vida, jornais, revistas, entre outros.

Plástico

Produtos como embalagens de alimentos, fraldas e cabos de utensílios devem ser destinados ao lixo comum. Canos, copos, embalagens, garrafas pet, sacos, sacolas e potes podem ser reciclados.

Vidro

Copos, garrafas e frascos em geral podem ser reciclados. Para o lixo comum, destine cerâmicas, espelhos, lâmpadas, louças e porcelanas.

Veja também