maio 31

Saiba qual a diferença entre reciclar e reutilizar

© Depositphotos.com / yupiramos Reciclar é a transformação de um produto usado em um item completamente novo, já reutilizar consiste em aproveitar um produto ao máximo, mas sem que ele seja transformado em outro.

O mundo atual registra uma preocupação crescente com a saúde do meio ambiente e com o uso responsável dos recursos naturais. Nesse sentido, a reciclagem e a reutilização destacam-se como atitudes fundamentais para quem se preocupa com a sustentabilidade. Mas você sabe qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?

Qual a diferença entre reciclar e reutilizar?

Por mais que pareçam conceitos semelhantes, reciclagem e reutilização são ações completamente diferentes, igualmente importantes e que ajudam a manter o planeta mais saudável e sustentável. As duas formas têm como principais objetivos uma melhor gestão de resíduos, além da diminuição do uso de energia, o combate ao desperdício e a promoção de um descarte mais inteligente.

Em sua essência, portanto, reciclagem e reutilização são conceitos que estão sempre em harmonia. Apesar disso, são feitos por meio de ações diferentes.

Reciclagem: o que é?

De modo geral, reciclar consiste em transformar um produto usado em um item completamente novo. Trata-se de aproveitar o que for possível de um objeto, transformando-o em outro produto que possui uso e valor diferente do apresentado pelo material original. Como exemplo básico de reciclagem, podemos citar as garrafas PET, tão presentes no cotidiano e que podem ser transformadas em outras embalagens e até em tecidos.

A reciclagem é um processo que também pode acontecer naturalmente, já que restos de plantas e animais mortos se transformam na natureza, se tornando adubos naturais para que outros seres aproveitem seus benefícios.

Muitos dos produtos consumidos diariamente pela sociedade podem ser reciclados, fazendo com que haja uso consciente dos recursos naturais e diminuindo o custo de produção das indústrias. É o caso do vidro, do plástico, do papel, do metal, além de diversos elementos eletrônicos.

Para que a reciclagem seja realizada de maneira mais efetiva e em maior volume, é fundamental que a população se conscientize a respeito da importância de contribuir para a coleta seletiva e par ao consumo consciente.

Reutilização: o que é?

A reutilização, por sua vez, consiste em aproveitar a função de um produto ao máximo, mas sem que ele seja transformado em outro item de consumo. O que pode haver, neste caso, é o aproveitamento de um produto para uma função diferente da original, mas sem que ele perca suas características principais.

É o caso de roupas usadas que são vendidas novamente ou transformadas em outras peças. Outro exemplo muito comum no dia a dia está nos papéis de rascunho, que geralmente são papéis impressos que foram cortados para serem utilizados em forma de bloquinhos de anotação.

A reutilização não afeta diretamente a produção econômica e nem interfere na gestão de resíduos. Apesar disso, esta é uma ação que colabora para a redução do desperdício e possibilita um uso mais inteligente para objetos que ainda podem ser aproveitados sem passar por processos químicos ou industriais.

Os 3 Rs da sustentabilidade

A reciclagem e a reutilização são conceitos que compõem os chamados 3 Rs da sustentabilidade, que representam as principais atitudes que devem ser adotadas para que os recursos naturais sejam poupados e o desperdício seja diminuído. O terceiro “R” simboliza a ideia de reduzir o consumo de bens e serviços: a ideia é que a sociedade utilize apenas o que for realmente necessário, evitando desperdícios.

Veja também