fev 05

Como são feitos os puffs de pneus?

Reprodução: Artesanato & Reciclagem Puff feito com pneu e tecido.

Os materiais orgânicos costumam se decompor rapidamente na natureza, sendo que muitos deles podem ser utilizados para fazer compostagem caseira. Os materiais inorgânicos, por sua vez, apresentam um longo tempo de decomposição — podendo levar décadas e até séculos para que se decomponham completamente.

Pneus, por exemplo, têm tempo indeterminado de decomposição, resultando no acúmulo desses produtos e, consequentemente, na poluição do meio ambiente. A boa notícia é que a reciclagem de pneus é um processo bastante eficiente, assim como o reaproveitamento desse material. Aprenda a seguir uma maneira bem interessante de reutilizar os pneus:

Puffs feito com pneus

Material necessário

– Um pneu usado (não se esqueça de limpá-lo bem);
– Manta acrílica;
– Tecido da cor e com a estampa;
– Cola quente ou grampeador de tapeçaria;
– Placa de MDF, medindo o mesmo diâmetro do pneu, com a beirada lixada;
– Pedaço de espuma, para estofar o topo do puff;
– Furadeira;
– Parafusos.

Modo de fazer

Revista o pneu com a manta acrílica. Com o auxílio da cola quente ou do grampeador, fixe o tecido escolhido sobre a manta acrílica.
Com a furadeira, perfure a placa de MDF, ultrapassando toda a sua espessura. Parafuse-a de modo que se ajuste bem ao pneu (três furos com a mesma distância entre si bastam).

Forre o tampo de placa de MDF com a espuma e faça o revestimento do topo do puff de pneu – você pode usar um tecido diferente ou o mesmo que utilizou antes. Viu como é simples?

Veja também