mar 17

Você sabe qual a diferença entre reciclagem e reutilização?

© Depositphotos.com / belchonock Tanto a reciclagem como a reutilização são processo que aumentam a vida útil de resíduos, diminuem o consumo de matéria por indivíduo e contribui para o meio ambiente.

Os processos de reciclagem e reutilização de resíduos são processos igualmente importantes no que se refere à preservação do meio ambiente e gestão de resíduos. Isso porque o objetivo de ambos é contribuir para a redução do lixo descartado em aterros sanitários, além de combater o desperdício de materiais e reduzir a exploração de recursos naturais.

Tanto a reciclagem quanto a reutilização são processos bastante conhecidos e prolongam o tempo de vida útil de resíduos, reduzindo o consumo de matéria por pessoa e contribuindo diretamente com o meio ambiente. Porém, você sabe a diferença entre esses dois processos e qual é mais indicado para cada tipo de resíduo? Descubra a seguir:

Diferença entre reciclagem e reutilização

Reciclagem

A ideia de reciclagem é inserir o resíduo em um novo ciclo de utilização. Isso significa que o produto que passa por este processo é transformado em algo novo. O resíduo, portanto, passa por um reprocessamento para que seja utilizado na montagem ou construção de algo que possa ser útil.

Uma das formas mais sustentáveis de reciclagem é a compostagem do lixo, que consiste no processamento de resíduos orgânicos para sua transformação em fertilizante, utilizado na agricultura. Os resíduos degradáveis mais utilizados para este fim são cascas de frutas, restos de legumes e verduras, restos de poda de árvore, além de restos de alimentos de diversos tipos.

A reciclagem também acontece com o processamento de pneus velhos — que se transformam em composto para asfalto — ou de garrafas PET, que viram fibra de poliéster. Muitos outros materiais também podem ser reciclados, como papel, plástico, metal, tecido, vidro e componentes eletrônicos como pilhas, baterias e partes de celulares velhos.

A sustentabilidade começa em casa, com a coleta seletiva. Ao separar os detritos orgânicos dos materiais recicláveis, cada um colabora para que o índice de aproveitamento desses materiais seja de mais de 70%.

Reutilização

Para a reutilização de um material, não é necessário o reprocessamento. Isso porque este processo não consiste na transformação de um resíduo, mas no reaproveitamento dele para outras utilidades. Quem reutiliza um produto — para a mesma função ou não — combate o desperdício, colabora com a redução do lixo que vai para os aterros sanitários e dá utilidade a algo que demoraria anos para se desintegrar na natureza.

A reutilização de materiais também faz com que as indústrias reduzam a exploração de recursos naturais utilizada para a produção de novos produtos, além de diminuir a poluição para o descarte desses resíduos, como aterrar ou queimar.

Muitas empresas, na tentativa de reduzir os produtos que vão para o lixo, tratam de implantar uma política de logística reversa, que consiste no recolhimento dos produtos usados para a reciclagem e utilização da matéria-prima em novos produtos.

Veja também