Por causa da sua região tropical, altas taxas de luminosidade, temperaturas amenas e regularidade do período de chuvas, o Brasil tem grande potencial agrícola para a produção de energia sustentável.
Flickr.com / formalfallacy @ Dublin (Victor) Os investimentos na produção de biodiesel ampliam as atividades econômicas da zona rural.O país possui em todo seu território, uma variedade de matérias-primas que auxiliam na fabricação desse combustível. Na região norte a produção é feita através da palma e do babaçu, já no sul, sudeste e centro-oeste a soja, o girassol e o amendoim são os principais responsáveis pela fabricação do biodiesel. No nordeste, a mamona é a melhor opção, principalmente por causa do clima semi-árido da região.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção de biodiesel no Brasil chega a 176 milhões de litros anualmente. Além de atingir diversas áreas do mercado, o desenvolvimento do combustível colabora com ações realizadas nas regiões isoladas do país.
Importância econômica do biodiesel no Brasil
O desenvolvimento do biodiesel no Brasil, ainda acontece de forma gradual e concentrada em mercados específicos. Para a sua inserção, o biodiesel foi segmentado em dois mercados: automotivo e estações estacionárias.
No setor das estações estacionárias acontece a implantação de energia elétrica em localidades isoladas do Brasil. Já o mercado automotivo é dividido em dois subgrupos: grandes consumidores e o consumidor de varejo.
No primeiro caso o biodiesel é comercializado para empresas de transportes urbanos, ferroviário, hidroviário, entre outras. O segundo setor atende a venda feita através dos postos de gasolina.
A produção do biodiesel no Brasil colabora com o desenvolvimento econômico e gera empregos em todo o território nacional. O investimento nas áreas agrícolas amplia as atividades econômicas da zona rural e promove a inclusão social de boa parte da população.
A regulamentação do biodiesel no Brasil
Atualmente, o país explora menos de um terço do seu campo agricultável, formando assim a maior fronteira para desenvolvimento agrícola do mundo. Para investir nessa possibilidade, o país lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) que implementa desde 2004 a fabricação e o uso do biodiesel no Brasil.
O objetivo do PNPB é implantar a fabricação de biodiesel de maneira sustentável, promovendo a inclusão social dos trabalhadores rurais e garantindo que o produto tenha preços compatíveis com o mercado.
Além do programa, o Brasil firmou recentemente o novo marco regulatório do biodiesel.
A ideia é definir a porcentagem obrigatória de biodiesel, que será misturada ao diesel comum. Com essa medida o governo pretende aumentar o teor da mistura para 10% em 2014 e chegar a 20% em 2020.