ago 29

Empresa lança água vendida em lata com processo de envase movido a energia solar

A marca tem um projeto que leva água potável às regiões carentes do Brasil.

A Mamba Water foi lançada em junho deste ano e chegou como a primeira água brasileira vendida em embalagem feita 100% de alumínio. A água utilizada vem da Mata Atlântica, na fonte Morro Grande, premiada como uma das mais puras do mundo. 

A Mamba Water foi idealizada pelos fundadores da Zee.Dog Thadeu Diz, Felipe Diz e Rodrigo Monteiro, o designer Sérgio Barbosa, o biólogo Guto Pinho e o empresário Cesar Villares. A expectativa é que até o final de 2022 a marca esteja em torno de 2.000 pontos de venda pelo Brasil.

Mamba Water Project

Materiais recicláveis não são lixo, mas nem sempre são endereçados da forma correta para que sejam reciclados. Esse é um dos motivos, segundo a marca, pelo qual foi criado o projeto Mamba Water: água que vem de uma das melhores fontes do mundo enlatada com energia solar. 

Segundo a empresa, cerca de 750 milhões de pessoas no mundo sofrem com falta de água potável. E, mesmo quando as comunidades possuem acesso aos poços artesianos, não necessariamente essa água extraída é segura para consumo. Há risco para a saúde devido às condições específicas de cada solo, como por exemplo excesso de ferro, que pode gerar problemas renais graves.

Em parceria com o Sisar, Sistema Integrado de Saneamento Rural, internacionalmente reconhecido por levar água tratada e encanada para comunidades carentes do Brasil, o Mamba Water Project fará a conversão de cada lata vendida em um litro para quem precisa, através de doações para o sistema. A água que você bebe, chega para quem precisa.

O alumínio é um dos materiais que mais é reciclado, e, o melhor, o processo pode ser repetido infinitas vezes, ao contrário de outros materiais que têm o ciclo de reciclagem menor.  

Ações verdes

O impacto causado pela conscientização e troca de embalagens nos próximos 10 anos é grande: se mais de 20 milhões de latas forem vendidas, serão 20 milhões de litros de água para comunidades sem acesso.

A empresa afirma utilizar um sistema de enlatamento com energia solar a partir de uma fonte totalmente renovável, no interior do Paraná – importante área brasileira preservada de Mata Atlântica, na Serra do Atlântico. A região possui alto índice pluviométrico, o que garante a renovação da água captada.

A marca planeja uma série de ações para que as pessoas reflitam sobre o papel de cada um na conservação dos recursos naturais e o impacto no futuro.

A Mamba Water está disponível em alguns supermercados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Ceará, além da venda on-line. Você pode conferir os pontos de compra no site

Fontes: MAMBA | Embalagem Marca

Veja também