Trocar, emprestar, comprar usado: ao invés de comprar novos produtos, o consumo colaborativo difunde essas outras alternativas. É claro que isso sempre aconteceu, mas foi nos Estados Unidos que o consumo colaborativo virou conceito, em meados dos anos 2000.
O movimento tomou força mesmo na crise mundial de 2008, quando os norte-americanos perceberam que deviam repensar sua forma de consumir. Outros fatores que contribuíram para o fortalecimento do conceito foi o crescimento rápido e gradativo da internet, além, é claro, da preocupação com o meio ambiente.
A ideia do conceito é simples: as pessoas não necessariamente tem que possuir os objetos. Ao invés disso, as pessoas podem alugar ou emprestar. Na prática os produtos acabam sendo usados por mais e mais pessoas, o que aumenta sua vida útil e evita a produção de novos, com novas matérias-primas.
Um bom exemplo dessa nova economia seria a carona colaborativa. No Brasil já existem sites que conectam pessoas que moram próximas umas das outras e trabalham na mesma região. Além de economizar no combustível mensal, a iniciativa também é sustentável, agredindo menos a natureza.
Além da carona, já existem sites para todos os tipos de compartilhamento. Para isso, existem dois tipos de sites. O primeiro modelo podemos chamar de “de mão em mão”.
Nesse modelo a troca é feita entre os usuários do site, onde cada um disponibiliza uma lista do que está oferecendo e o que está precisando. Nesse caso, a troca pode ser feita pelos correios ou pessoalmente.
Um outro tipo de site de consumo é onde tudo é compartilhado. Para isso, empresas disponibilizam produtos para serem utilizados, como bicicletas e carros, localizados em pontos de distribuição. Aí, basta o membro realizar um agendamento pelo site e retirar o produto para usar.
De acordo com a sua necessidade, existem diversos sites de consumo colaborativo. Conheça alguns deles:
http://zazcar.com.br/– compartilhamento de carros
http://permutalivre.com.br/ – troca de produtos de todos os tipos
http://www.swapstyle.com/ – troca de produtos de moda e estilo
http://bookmooch.com/ – compartilhamento de livros, CDs, DVDs
http://descolai.com.br/ – troca de objetos e equipamentos