mar 07

Shell e Gerdau vão construir parque solar em Minas Gerais

A Shell e a Gerdau firmaram um acordo para criação e operação de um novo parque solar no Estado de Minas Gerais, que deverá ser construído em 2023, após aprovação do acordo pelas autoridades competentes.

O novo parque terá capacidade instalada de aproximadamente 260 MWp e fornecerá 50% do volume produzido para as unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução. A outra metade será negociada por meio da Shell Energy Brasil, comercializadora de energia da Shell.

A parceria estabelecida permitirá o desenvolvimento de aproximadamente um terço da capacidade total do parque solar. A Shell continuará buscando outros clientes de longo prazo, como autoprodutores, por exemplo, para viabilizar o restante do projeto.

Compromisso no combate ao efeito estufa

Em 2021, a Shell firmou um compromisso global de atingir emissões líquidas zero até 2050, tendo como meta complementar a redução de emissões absolutas em 50% até 2030 em comparação com 2016.

A iniciativa também está alinhada ao compromisso da Gerdau em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa dos escopos na ordem de 0,83 toneladas de CO2 por tonelada de aço. Esse valor é 50% inferior à média global das indústrias de aço.

“Estamos dando mais um importante passo na construção de um portfólio robusto em energias renováveis no Brasil, reforçando a diversificação dos nossos negócios, sempre em linha com o nosso propósito de prover mais energia e de forma cada vez mais limpa”, comemora o diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, Guilherme Perdigão. 

“Este segundo parque solar em parceria com a Shell reforça o compromisso da Gerdau de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos no Brasil e no mundo, construindo um futuro mais sustentável para todos”, afirma Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau.

Prado complementa mencionando que os investimentos da Gerdau em energia renovável fazem parte de um plano mais amplo de diversificação de negócios complementares ao aço. “Estamos avaliando também oportunidades em energia eólica nas Américas”, conclui.

A iniciativa de ambas empresas reforça a importância da união do mercado com o fim de desenvolver ações que beneficiem o meio-ambiente. Parcerias como a da Shell e Gerdau otimizam recursos e viabilizam projetos ainda maiores no combate à emissão de gases causadores do efeito estufa.

Fontes: Exame | Shell

Veja também