fev 17

Entenda o conceito de cidades compactas e como elas podem solucionar problemas de transporte

Quem mora nas grandes metrópoles brasileiras já está acostumado com o trânsito carregado diariamente, com o excesso de poluição, com a falta de transporte público de qualidade, dentre muitos, muitos outros problemas que acabaram por se tornar “corriqueiros” no dia a dia das pessoas.

Flickr.com / WanderingtheWorld (www.ChrisFord.com) As cidades compactas conciliam tanto a capacidade do trânsito como sua densidade.

Tanto que, atualmente, estudos apontam que o tempo desperdiçado no trânsito, juntamente com o stress diário, são os principais causadores de infelicidade e depressão nas pessoas.

Em suma: a maioria das pessoas que vive nas metrópoles, se pudessem escolher, gostariam mesmo é de trabalhar perto de casa, sem ter que enfrentar o trânsito e o stress decorrentes dele.

Ao mesmo tempo, é fácil constatar que iniciativas do poder público voltadas para a minimização do caos no trânsito custam a ter algum efeito prático, ao passo que a construção de mais rodovias, ruas e avenidas também não são de grande utilidade a ponto de resolver o problema.

Sendo assim, o que fazer para resolver essa situação?

A resposta, segundo os maiores especialistas em gestão urbana, é muito simples: cidades compactas, conectadas, sustentáveis e inclusivas.

As cidades compactas e sustentáveis podem ser compreendidas como sendo regiões onde as viagens realizadas diariamente sejam curtas, uma vez que o foco das cidades compactas está no desenvolvimento de áreas adjacentes às cidades já pré-estabelecidas.

Além disso, uma cidade compacta é aquela que concilia tanto a capacidade do trânsito quanto sua densidade, ao passo que seu desenvolvimento passa, obrigatoriamente, tanto por um Plano Diretor quanto por um Desenvolvimento Orientado para o Trânsito (TOD).

Vale ressaltar também que uma cidade compacta e integrada estimula o uso misto dos bairros, procurando sempre o equilíbrio entre oferta de serviços e moradia, além de ser plenamente focada na economia local, oferecendo aos seus moradores, primordialmente, qualidade de vida.

Veja também