jun 30

4 dicas para uma melhor gestão ambiental nas empresas

A gestão ambiental é o campo de estudo da administração voltada para as questões ambientais e promoção do uso consciente de recursos naturais. Em outras palavras, este é um processo que consiste em otimizar a produção da empresa de modo a reduzir os impactos ambientais negativos causados pela atuação da organização.

Com o crescente aumento do setor industrial e a agressão cada vez mais frequente ao meio ambiente, a gestão ambiental nas empresas e indústrias se torna uma medida urgente e necessária. Esse sistema pode ser incorporado por qualquer empresa ou indústria: o primeiro passo é fazer um mapeamento de todas as ações que geram impactos na natureza para, em seguida, procurar as melhores alternativas para reduzir essas agressões.

A importância da gestão ambiental para as empresas vai muito além da questão de conscientização, já que além de ser a melhor opção para contribuir com o meio ambiente, ela traz grandes benefícios para a empresa que a coloca em prática. Dentre os benefícios, estão a otimização de recursos, que gera uma economia de água, energia e matéria-prima. Isso sem contar que a qualidade dos produtos e serviços oferecidos também aumenta consideravelmente, fazendo com que a empresa seja bem vista pela comunidade em geral.

Dicas para fazer uma boa gestão ambiental

Elabore novas diretrizes

Para incorporar a gestão ambiental, você irá precisar elaborar novas diretrizes para o dia a dia da sua empresa. Essas novas diretrizes devem explicitar as metas ecológicas da organização, deixando bem claro não só para os gestores, mas também para todos os demais funcionários, o novo posicionamento da organização perante o meio ambiente.

Reutilize a água

Uma eficiente forma de efetivar a gestão ambiental na sua empresa é procurar alternativas para reutilizar a água que é consumida ao longo dos processos de produção, dando a ela uma outra finalidade. Isso, por mais simples que pareça, ajuda a reduzir significativamente o consumo de água, contribuindo para a preservação do meio ambiente e proporcionando economia financeira para a empresa.

Recicle os resíduos sólidos

Durante o processo de produção, é gerado um grande volume de resíduos sólidos que, antes da gestão ambiental, eram apenas descartados no meio ambiente. Para efetivar a gestão ambiental da sua empresa, é importante também procurar por novas formas de uso para esses resíduos, reutilizando-os sempre que possível e encaminhando para a reciclagem quando não for possível dar um novo uso ao item.

Use fontes de energia renováveis

Um grande passo para a melhoria da gestão ambiental da sua empresa ou indústria é a substituição das energias convencionais por uma fonte de energia renovável.

Veja também